2016/05/27

Notícias do dia

A Google vence caso contra a Oracle (e aumenta a pressão para que os seus parceiros mantenham os seus dispositivos Android actualizados); Android Auto vai poder correr no smartphone; PayPal abandona Windows Phones, BlackBerrys e a loja de apps da Amazon; e George Hotz quer lançar o seu sistema para carros autónomos ainda este ano.

É também o último dia para confirmares a presença no nosso meeting mensal, já amanhã; e não te esqueças que estamos a oferecer um UMi Super, um globo terrestre que levita, e que temos ainda um Vernee Thor para oferecer entre os membros do Clube AadM+. E agora sim, seguem-se as notícias do dia.

Microsoft e Facebook vão instalar cabo transatlântico de 160Tbps



As comunicações entre Europa e EUA vão ficar mais rápidas. A Microsoft e o Facebook vão instalar num novo cabo submarino atravessando o Atlântico, ligando a Virginia nos EUA a Bilbao em Espanha, com capacidade para transferências a velocidades de 160Tbps.

Instalar um cabo transatlântico com mais de 6500km não é fácil (nem barato) e normalmente é algo que é feito por consórcios de empresas de comunicações. Não deixará de ser curioso ver empresas como o FB e MS aventurarem-se nesta área... e não se pode deixar de pensar se isto não estará relacionado com o desejo do Facebook de criar a sua própria rede para distribuição de internet.

Também de pensar... porque motivo Portugal, com a sua posição estratégica, não se tornou no ponto de ligação deste cabo, que vai parar a Espanha?


GoDaddy lança Flare - uma app para avaliar ideias de negócio



Estamos numa era em que proliferam as startups e ideias de negócio, e até a GoDaddy não consegue ficar indiferente ao fenómeno, lançando uma app - Flare - que pretende avaliar as ideias usando o crowdsourcing.

Quem tiver uma ideia já não precisa sujeitar-se à humilhação de lançar uma campanha de crowdfunding a que ninguém adere. Com a Flare, poderá testar as águas partilhando a ideia e vendo se a reacção do público é favorável ou não. Claro que nem sempre as reacções ou opiniões serão as mais acertadas... mas sempre será mais um factor a ter em conta.


HTC confirma fim da produção do Nexus 9



É oficial, a Google fica sem nenhum tablet na família Nexus (com a excepção do Pixel C, mas esse, mesmo tendo Android, é comercializado como "Pixel"). A Nexus 9 nunca obteve o sucesso dos seus antecessores Nexus 7, e com os anos a passarem já havia poucos motivos para justificar a sua existência.

Resta-nos agora esperar que este fim seja em breve acompanhado pelo anúncio de um novo tablet Nexus, pois há muito que se pedem sucessores dignos dos Nexus 7 e Nexus 10. Esperemos que a Google tenha algo para apresentar a par do lançamento do Android N, que trará novidades que serão de especial interesse para os tablets (como o modo multi-windows para ter várias apps em simultâneo no ecrã).


Recorde de recordes do Guiness com bolas de basquetebol


E para terminar em tom divertido; da próxima vez que não conseguirem colocar a bola no cesto numa partida de basquetebol, lembrem-se deste vídeo:




Curtas do dia


Resumo da madrugada


2 comentários:

  1. http://www.dn.pt/sociedade/interior/facebook-e-microsoft-ligam-os-dois-lados-do-altlantico-com-cabo-submarino-de-alta-velocidade-5194862.html

    Com uma extensão prevista de cerca de 6.600 quilómetros, o Marea será o primeiro cabo a ligar os Estados Unidos ao sul da Europa e será operado pela Telxius, a nova empresa de telecomunicações da Telefonica S.A.

    Penso que é aqui que se encontra a resposta, do porquê de ser Espanha, provavelmente cá ninguém estava interessado a entrar no projecto.

    ResponderEliminar