2016/09/29

Notícias do dia

Os novos MacBook podem chegar em Outubro; a BQ já apresentou os novos Aquaris U a partir dos €149; o Raspberry Pi ganhou um novo ambiente gráfico PIXEL; a Nvidia mostrou o seu carro autónomo que aprende com exemplos; temos mais um ataque da RIAA, desta vez contra um site de conversão do YouTube para MP3; e a inevitável sensação de que os sites de notícias a tentar afugentar os visitantes com publicidade excessiva.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que na próxima semana aproveitaremos os dias do Pixels Camp para fazer um jantar AadM em Lisboa; e que esta semana estamos a oferecer uma bracelete bluetooth com sensor de frequência cardíaca.


Princess é o novo ransomware que dá dores de cabeça "reais"



Nunca é demais alertar para o perigo do ransomware, ao qual ninguém está imune (tivemos recentemente um caso na nossa mailing list, em que até um dos nossos especialistas foi apanhado por esta praga), e o Princess é um dos mais recentes ransomware que anda a circular - e que não fica barato.

Esta "princesa" não é nada meiga, e exige o pagamento de 3 Bitcoin para descodificar os nossos ficheiros (cerca de 1600 euros), que passam para o dobro se deixarem expirar o prazo inicial. Como gesto de "boa fé" o site permite desbloquear um ficheiro gratuitamente, para comprovar que funciona (mas com o tamanho máximo de 1MB.)


Android 7.0 crasha mais que os anteriores?



Um relatório recente veio referir que o novo Android 7.0 tem uma taxa muito superior de crashes face aos Android mais antigos e ao concorrente iOS, mas esses dados estão sujeitos a interpretação. Embora, segundo estes dados, o Android Nougat tenha tido um início algo atribulado com uma taxa muito superior de crashes, em apenas 3 semanas posicionou-se ao nível das versões anteriores de Android.

Para além disso, estamos a falar de crashes relacionado com comunicações, o que também poderá ser explicado pelo facto de muitas apps nem sequer estarem preparadas para o Android 7.0, e que as versões actualizadas só tenham surgido mais tarde - e claro, é preciso ter em conta que o Android 7.0 só chega a uma percentagem ínfima de todos os equipamentos Android, o que também dificulta a obtenção de dados "globais".


Apple vai mudar-se para a Battersea Power Station em Londres



A Apple vai centralizar todas as suas operações em Londres, e o espaço escolhido vai ser a icónica Battersea Power Station que actualmente está a sofrer uma remodelação completa (assim como a área envolvente) para revitalizar esta secção da cidade. A Apple ficará com praticamente metade do espaço disponível (6 andares!) e deslocará para lá 1400 funcionários a partir de 2021.

Os fãs de Pink Floyd reconhecerão imediatamente este edifício como sendo o que aparece na capa do álbum Animals de 1977,


Google celebra 117º aniversário de Bíró - inventor da esferográfica




A esferográfica é algo que se tornou tão comum que já ninguém perde um segundo a pensar no seu mecanismo quando pega numa para escrever, mas a Google decidiu relembrar o inventor da esferográfica moderna, László Bíró, que nasceu à precisamente 117 anos, a 29 September de 1893.

Embora já outros inventores tivessem tido a ideia de criar uma caneta esferográfica (John Jacob Loud em 1888), foi Bíró e o seu irmão que conseguiram criar a combinação perfeita entre a esferográfica e a tinta com a viscosidade adequada que permitiu transformá-la naquilo que ainda hoje tão bem conhecemos e utilizamos. A patente da sua invenção foi pedida em 1938, sendo comprada em 1945 por Marcel Bich... co-fundador da Bic.


Curtas do dia


Resumo da madrugada



2 comentários:

  1. Relativamente à generalidade dos ransomware, caso se opte por não ceder ao pagamento, temos hipótese de formatar o(s) disco(s) - com o respectivo custo que se reflecte na perda dos dados -, ou tal não é possível?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, claro... Mas os dados é que são o mais importante - quem não tiver backups fica numa situação complicada.

      Eliminar