2017/02/17

Notícias do dia

experimentamos a Nintendo Switch; o Android e iOS dominam 99.6% do mercado (sem surpresas); o Luis Costa traz-nos a sua análise à WeTek Play 2; vimos 5 maneiras de fazer captura de ecrã no Windows; e ainda a possibilidade do iPhone 8 ter parte do ecrã dedicada a funções virtuais.

Antes de passarmos para as últimas notícias do dia desta semana, não se esqueçam que estamos a oferecer uma lâmpada LED portátil para levarem luz onde quer que seja preciso.

TomTom lança Road Event Reporter




Uma das grandes vantagens do Waze é contar com uma legião de utilizadores que dão informação sobre todo o tipo de incidentes com o trânsito, e agora também a TomTom quer contar com a ajuda dos utilizadores, fãs, e também autoridades rodoviárias e demais interessados, para melhorar a sua informação, com o Road Event Reporter.

Com esta ferramenta é possível notificar a TomTom de todo o tipo de situações relativas ao trânsito, que poderão chegar a todos os sistemas de navegação com informação em tempo real. Isto inclui não só acidentes relatados no momento, como também eventos que podem ser pré-agendados (por exemplo, uma maratona que vá obrigar ao encerramento de várias estradas). É certo que ainda não é algo tão prático de utilizar como o Waze (onde se pode dar essa informação na hora de forma fácil)... mas é sempre uma mais valia para o seu serviço de navegação.


YouTube já conta com mil milhões de vídeos com legendagem automática



As tecnologias de reconhecimento de voz não só permitem aos assistentes digitais perceberem o que lhes dizemos, como também permitem fazer coisas como a legendagem automática dos vídeos no YouTube, que já supera os mil milhões de vídeos com legendas via este sistema.

Graças às melhorias nos sistemas de inteligência artificial e machine learning, este reconhecimento de voz tem sido melhorado substancialmente, e são cada vez menos os "fenómenos" que muitas vezes eram frequentes na deturpação daquilo que realmente estava a ser dito. Se eram daqueles que tinha perdido a esperança nestas legendas automáticas, vale a pena darem-lhes uma nova oportunidade para verem que tal se comportam actualmente.


Google Home já deixa fazer compras como o Echo da Amazon

A Google parece ter sido inspirada pelas capacidades comerciais da Alexa da Amazon, que deixa os utilizadores fazerem compras com um simples comando de voz, e adicionou funcionalidade idêntica ao seu Google Home.

Embora o processo pareça nem sempre ser tão linear como se esperaria (a selecção de produtos é mais reduzida do que a que se tem no Google Express) a ideia é que se possa simplesmente pedir o que se quer, e o Google Assistant trata do resto. No entanto, para evitar potenciais abusos as compras estarão limitadas a produtos com valor entre $4 e $100.


Um jogador já recebeu uma Nintendo Switch antes do tempo



A Nintendo Switch só vai ser lançada a 3 de Março, mas alguma loja parece ter feito alguma confusão e já enviou uma para um cliente que a tinha encomendado. Como seria de esperar, não há muito que se possa fazer com uma consola sem jogos, e que o indivíduo não quer sequer ligar à internet, para não se arriscar a arranjar problemas com a Nintendo... pelo que, se calhar, esta prenda que até pareceria boa, apenas contribuirá para tornar ainda mais penoso a espera pelo dia de lançamento da consola e dos jogos que a acompanham.

Por cá, também já fomos experimentar a Nintendo Switch... e os nossos "Luíses" ficaram convencidos.




Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)