2017/03/21

Notícias do dia

Cuidado com uma nova vaga de ataques de phishing via SMS; a Apple lançou novo iPad, iPhones vermelhos, e duplica capacidade do SE; o Google Maps ganha opção para lembrar onde se estacionou; espreitamos uma app dedicada a facilitar a vida aos bombeiros portugueses; e os operadores dizem que os sites que se visitam na web e as apps que se utilizam não são informação privada.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não se esqueçam que o Apps do Android está a celebrar o seu aniversário e está a dar smartphones e outros gadgets; e que esta semana também temos novo gadget para oferecer: uns earphones Bluetooth Macaw T1000. E como bónus... temos convites duplos para uma sessão especial Ghost in the Shell em IMAX 3D. :)

Switches da Cisco estão vulneráveis e não há solução


Os documentos do Wikileaks continuam a revelar informação "interessante" (leia-se: assustadora), e entre ela encontra-se a confirmação de que a CIA tinha conhecimento, e estaria a tirar partido, de um bug que afecta mais de três centenas de modelos de switches de rede da Cisco.

O bug permite a um atacante "infiltrar-se" nos modos de gestão dos próprios switches, e a partir daí fazer praticamente tudo o que desejar, incluindo espiar ou redireccionar tráfego. A parte mais assustadora é que enquanto a Cisco não disponibilizar uma actualização para todos os modelos afectados, nada há a fazer, a não ser que estejam dispostos a bloquear completamente as ligações telnet.

... Um dia destes descobrimos que até os próprios cabos Ethernet são vulneráveis...


ARM DynamIQ aposta no multiprocessamento heterogéneo



A ARM sabe que o seu dinamismo é uma das vantagens que tem face à Intel, e agora prepara-se para dar o próximo passo no sentido de criar chips adaptáveis às necessidades.

Com a arquitectura big.LITTLE, criaram-se chips que combinavam CPUs menos potentes mas mais poupados, com outros mais potentes mas gastadores; sendo o processamento distribuído entre eles de modo a obter a máxima eficiência. Com o DynamIQ esse conceito é levado ainda mais longe, permitindo usar múltiplos CPUs e GPUs diferenciados, para criar chips onde (teoricamente) exista sempre um bloco perfeitamente adequado a cada tipo de necessidade de processamento.

... Resta apenas confirmar que as vantagens teóricas se confirmam na prática...


EUA e Reino Unido proíbem dispositivos electrónicos em voos vindos do Médio Oriente



Os passageiros que esperassem dar uso a portáteis ou tablets para se entreterem (ou trabalharem) durante as longas horas de voo do Médio Oriente até ao Reino Unido ou EUA, terão que encontrar outras formas de o fazer. Tanto os EUA como o Reino Unido proibiram a utilização de dispositivos electrónicos na cabine do avião - sem darem explicações para isso - mas com a excepção de se continuarem a poder utilizar smartphones ou dispositivos mais pequenos.

... Cheira-me que vai ser uma proibição que vai por à prova a definição do que é um smartphone... Então, se tivermos um phablet e um tablet da mesma dimensão... poderá um ser permitido mas o outro não? Sinceramente, não tenho qualquer desejo de ficar na posição que terá que descobrir isso...


Novo iPad é mais barato... mas também mais grosso e pesado


A Apple actualizou e simplificou a família iPad com um novo modelo - que até consegue ser mais barato que o anterior - mas no processo também houve alguns aspectos que passaram despercebidos e não seriam abonatórios para uma marca que tanto destaque deu a ter reduzido a espessura do iPad.

É que este novo iPad passa a ter uma espessura de 7.5mm, que mesmo podendo ser considerado fino e aceitável, é bastante mais que os 6.1mm do anterior iPad Air 2; e o peso também sobre de 437g para 469g. Não me parece que sejam aumentos que impeçam os interessados de continuarem a optar por um iPad... mas talvez a Apple pudesse esclarecer porque motivo já não deu tanta importância a estes factores. Será que ouviu os clientes e fez engordar o iPad para lhe por uma bateria maior? ;P


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)