2017/05/19

Notícias do dia

Grande parte das câmaras de vigilância em estabelecimentos portugueses estão ilegais e podem ser acedidas por qualquer pessoa; vimos como importar emails do Gmail para uma folha de cálculo no Google Spreadsheets; smartphones e acessórios a preços reduzidos; ficheiros encriptados pelo ransomware WCry em Windows XP podem ser recuperados; e ainda a preocupante descoberta de que a reforma dos direitos de autor na Europa poderá proibir conteúdos gratuitos.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que esta semana temos três spinners para oferecer, e que também se podem habilitar a ganhar um de três livros da FCA.

Telegram 4.0 já deixa fazer compras via mensagens



O Telegram popularizou-se por ser uma app de mensagens simples e rápida, numa altura em que muitas outras pareciam ter perdido a noção do seu serviço essencial e começavam a ficar demasiado grandes e complexas; mas também ele não está imune à inclusão de novas funcionalidades. Na sua nova versão 4.0 a aposta é no comércio online com a possibilidade de se fazerem compras e pagamentos directamente na app via chatbots.

Vamos ver se haverá em Portugal alguma loja que queira tirar partido disto, mas até lá podem ir experimentando como a coisa funcionará usando um chatbot de testes: @ShopBot.


Afinal há um novo Surface Pro "5"



A Microsoft tinha dito que não iria haver um Surface Pro 5, mas afinal estava a levar as coisas literalmente. Vamos ter um novo Surface Pro... só que não vai ser o Surface Pro "5" porque a MS optou por deixar cair a designação numérica, ficando apenas e somente "Surface Pro".

Não há grandes diferenças estéticas face ao Surface Pro anterior (e infelizmente parece que ainda não é desta que teremos um Surface com USB Type-C) mas saberemos todos os detalhes nos próximos dias, pois espera-se que o mesmo seja revelado oficialmente no evento de 23 de Maio.


Aeroporto de Londres vai estrear torre de controlo digital



Os controladores aéreos do aeroporto de Londres já não terão que ficar no cima de uma torre com vista privilegiada sobre o aeroporto, porque irão estrear uma torre de controlo digital que lhes dará essa mesma visão em versão digital e em super HD.

O sistema recorre a 14 câmaras, que dão uma imagem panorâmica de alta resolução que é transmitida para 14 ecrãs na torre de controlo (que poderia ter a sua localização física em praticamente qualquer ponto do mundo) para além de duas câmaras pan-tilt-zoom que permitem ver mais de perto qualquer elemento. Combinando múltiplas fontes de informação, esta versão digital da torre de controlo pode sobrepor nos ecrãs informação sobre o estado do tempo, identificação dos aviões, etc.

... Resta-nos esperar que o sistema seja à prova de bugs e de ransomware... :)


NOS multada em 347 mil euros pela ANACOM



A ANACOM aplicou uma multa de 347 mil euros à NOS por incumprimento de cláusulas contratuais, e entre as quais se incluem a recusa de aceitar o cancelamento do serviço por via telefónica - mesmo tendo os meios para proceder à validação da identidade do cliente.

É algo que há anos me faz "confusão"... quando para aderirmos ao serviço basta praticamente dizer que sim, mas para se cancelar começam as exigência de que se tem que mandar isto e aquilo e mais alguma coisa, em triplicado, por fax, correio e provavelmente com exigência de teste de ADN. Sem grandes surpresas, a NOS já interpôs recurso.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

2 comentários:

  1. Ena! Carlos, a notícia sobre o Julian Assange merecia um artigo dedicado ao tema!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Deixa-o sair cá para fora e depois logo se vê. :)

      Eliminar