2017/08/28

Notícias do dia

Alemanha estabelece que carros autónomos devem salvar vidas mas sem discriminar; Android 8.0 Oreo conta com Rescue Party para combater bootloops; Windows vai deixar de fazer downloads de actualizações sem autorização dos utilizadores; Chrome vai permitir silenciar sites de forma permanente; passamos por uns headphones Bluetooth com rádio e MP3 por €10; a LEGO celebra 85 anos com muita nostalgia; Sonos altera regras de privacidade que clientes serão "forçados" a aceitar; e 180 mil apps na App Store ficarão obsoletas com a chegada do iOS 11. E agora já é oficial: o iPhone 8 vai ser apresentado a 12 de Setembro.

Antes de passarmos às notícias, relembro que é o último dia para participarem nos passatempos que te podem valer uma luz nocturna Xiaomi MiJIA com sensor de movimento. e livros Swift para iOS da FCA.

TVs OLED da LG prestes a ultrapassarem os QLED da Samsung?



A Samsung tem feito todos os possíveis para justificar as vantagens dos seus televisores LCD QLED face aos televisores OLED da LG, mas o mercado parece não estar muito convencido. As vendas dos televisores QLED têm estado em queda abrupta (para menos de metade em apenas 9 meses) enquanto que, no mesmo período, as vendas de televisores OLED aumentou 30%. Isto deixa estas duas tecnologias a menos de 70 mil unidades de diferença, que a este ritmo, deverá desaparecer já no próximo trimestre, colocando os televisores OLED à frente dos QLED.

A pergunta que se coloca é se isto irá obrigar a Samsung a acelerar os seus planos para produção de TVs OLED e, não menos interessante, ver como é que a Samsung irá mudar a "cantiga"... que até ao momento tem sido a de desvalorizar os televisores OLED face aos seus QLED...


Maioria dos utilizadores nos EUA já não instala nenhuma nova app por mês



A "febre" das apps parece estar a acalmar. Nos EUA, 51% dos utilizadores de smartphones já não instala nenhuma nova app, com mais 13% que instalam apenas 1 app, 11% que instalam 2 apps, e 8% que instalam 3 apps. Fica assim demonstrada a dificuldade em fazer com que a maioria dos utilizadores experimentem novas apps para além daquelas que são populares e que "todos" usam.

Este estudo refere também que os mais novos (18-24 anos)  já passam, em média, mais de 3 horas por dia agarrados aos seus smartphones (se me pedissem para adivinhar, diria que até seria mais!)


Comentar na internet na China só com identidade real



A partir de 1 de Outubro, todos os comentários feitos na internet na China só serão possíveis se a eles estiver associado a identidade real das pessoas que os fizerem. Mais uma medida que demonstra o tipo de controlo que o país quer deter sobre esta plataforma, para tentar desincentivar vozes críticas (a par de coisas como a proibição de VPNs caso não identifiquem os utilizadores).

... Embora não possa concordar com tais medidas, por outro lado também não posso deixar de pensar em como muitas coisas seriam diferentes, se todos os que comentam na internet o tivessem que fazer sem a protecção de um nome inventado...


Carregamento wireless da Apple será incompatível com os actuais?



Uma as coisas esperadas para o novo iPhone 8 é o carregamento wireless, mas os últimos rumores apontam para que a Apple optará por criar um novo sistema proprietário incompatível com os mais populares sistemas actuais.

A Apple aderiu ao Wireless Power Consortium este ano, o que fez pensar que iria adoptar o sistema Qi (que conta com inúmeros carregadores disponíveis a preço reduzido), mas aparentemente não será o caso, exigindo que os carregadores tenham a certificação MFI (Made for iPhone). Embora não sendo surpreendente se assim fizesse, esperemos que seja um dos rumores que não se venha a comprovar. Pois adoptar um sistema standard ajudaria imenso a promover os carregadores wireless... em vez de nos atirar para uma nova espiral de carregadores específicos para cada marca (até a Samsung reconheceu isso, com os Galaxy mais recentes a serem compatíveis com Qi e PMA).


Curtas do dia


Resumo da madrugada




Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)