2018/03/23

Notícias do dia

Huawei publicita P20 à frente das lojas da Apple e Samsung; Apple prepara iPad mais barato para reconquistar sector do ensino; tudo indica que o OnePlus 6 vai manter as câmaras do 5T; vimos um mini drone dobrável a €17; a Netflix estreeou um novo tipo de letra para poupar uns milhões por ano; e a Apple adianta produção dos iPhones de 2018.

Antes das notícias, aproveito para relembrar que excepcionalmente temos alteração do nosso meeting mensal, que é já amanhã (o último sábado coincide com o fim de semana da Páscoa); e que esta semana temos para oferecer uma lâmpada LED com sensor de movimento, e também alguns livros da FCA sobre sistemas operativos.

Galaxy S9 com Snapdragon 845 é mais rápido que versões Exynos 9810



Embora o novo Exynos 9810 da Samsung tenha melhorado substancialmente o desempenho face à geração anterior, nos Galaxy S9 os testes continuam a dar vantagem ao modelo equipado com o Snapdragon 845, e por uma margem ainda considerável. A única excepção é o Geekbench, onde o Exynos 9810 supera o Snapdragon 845 - mas que é algo que deve ser visto em perspectiva, quando depois é derrotado no AnTuTu, BaseMark, GFXBench, 3DMark, e Chrome.

À primeira vista, parece que a Samsung se focou em melhorar os resultados no GeekBench, benchmark normalmente utilizado para as comparações com os iPhones... e se esqueceu de tudo o resto. De qualquer forma, por cá não temos muitas opções de escolha, já que os modelos europeus vêm equipados com o Exynos 9810; e a política da Samsung de exigir activações com cartões SIM da região desincentiva tentar arranjar um modelo dos EUA com Snapdragon 845.

... E não se esqueçam que, a comprar, comprem o S9+ com 6GB de RAM, :)


LG trabalha em ecrãs microLED para smartphones



A LG registou várias marcas na Europa referentes a ecrãs microLED para utilização em smartphones: XµLED, SµLED, and XLµLED - mas também abrindo a sua utilização em wearables, óculos VR, portáteis e outros equipamentos.

Seria curioso ver a LG seguir por este caminho, já que teríamos uma nova inversão de posições face à sua rival Samsung. Nos televisores, a LG domina com os OLEDs e a Samsung vai começar este Verão a promover o seu televisor modular microLED; nos equipamentos mobile, a Samsung tem dominado com os OLED e a LG está a apostar nos microLED, o que não deixa de ser curioso. Por outro lado... pode ser algo relacionado com a eventualidade da Apple a eles recorrer para a produção dos ecrãs microLED para o Apple Watch.


Samsung investiga relatos de problemas no touchscreen dos Galaxy S9



Nenhum lançamento está livre dos seus problemas, e os novos Galaxy S9 e S9+ não são excepção. Diversos utilizadores têm reportado problemas com o touchscreen, com os seus Galaxy S9 a não detectarem correctamente os toques em vastas áreas do ecrã - áreas essas que variam de caso para caso: nuns casos queixam-se que é na parte superior impossibilitando o acesso à área das notificações; outros na parte inferior, impedindo o acesso às apps mais frequentes e botões de navegação.

A Samsung já está a investigar o caso, mas à partida deverão ser apenas uns poucos casos esporádicos - que ainda assim não deveriam existir, considerando que se tratam de smartphones com preços "bem lá para cima"...


Coreia do Sul vai desligar computadores automaticamente para funcionários irem para casa a horas



Na Coreia do Sul o hábito de ficar a trabalhar até mais tarde atinge tal proporção que o governo vai começar a desligar os computadores automaticamente às 20h todas as sextas-feiras, para que os funcionários governamentais sejam forçados a ir para casa. Uma medida que progressivamente irá sendo alargada (reduzida?) para que o encerramento passe a ser feito às 19h.

... Medida que pode parecer surpreendente para os trabalhadores ocidentais; mas que se revela ainda mais esclarecedora quando 67.1% desses funcionários pediram para ficarem isentos desse encerramento automático e poderem continuar a trabalhar.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)