2018/04/13

Notícias do dia

Xiaomi apresenta o Black Shark - o smartphone para jogos; lâmpadas Tradfri da Ikea ganham controlo via Google Assistant; espreitamos 3 alternativas ao Goo.gl para encurtar URLs; nas promoções em destaque temos o SSD SanDisk Ultra de 2TB a €369 e o Xiaomi Mi Mix 2S a €476; a Ubiquiti contratou fundador do Home Assistant para melhorar o projecto; e a Tesla culpa vítima mortal do acidente no Model X.

Antes de passarmos às notícias em destaque hoje, relembro que esta semana temos para vos oferecer uma luz nocturna Xiaomi Mijia com sensor de movimento.

Rússia proíbe utilização do Telegram



A Rússia fartou-se de não ter acesso às mensagens (encriptadas) do Telegram e ordenou a proibição do acesso ao Telegram no território.

A discussão sobre o acesso às mensagens já durava há bastante tempo, com os serviços de inteligência russos a dizerem que precisam de ter acesso a "determinadas" mensagens para efeitos de combate ao terrorismo e segurança nacional, mas o Telegram continua a dar prioridade aos utilizadores e à sua privacidade... E agora arrisca-se a perder todos os utilizadores na Rússia (a não ser que usem uma VPN).

Curiosamente...

Telegram é novo "paraíso" para conteúdos pirateados



As vantagens da privacidade dada pelas mensagens encriptadas do Telegram têm feito com que o serviço se esteja a tornar num autêntico paraíso para conteúdos pirateados, com salas de chat onde são partilhados filmes, jogos, e tudo o mais, aparentemente sem qualquer moderação ou tentativa de combate pelo serviço (que no entanto continua a frisar que não permite a utilização para esses fins).

Da parte dos utilizadores, dizem que é muito mais prático e cómodo simplesmente pesquisar e fazer os downloads directos a partir do Telegram, do que andar a passear por sites pirata cheios de publicidade intrusiva, com popups, cryptominers, e sabe-se lá que mais.


China apanha suspeito no meio de 60 mil pessoas com reconhecimento facial



O reconhecimento facial está a ser aplicado em cada vez mais locais na China, e a averiguar pelas notícias dos casos bem sucedidos, é algo que deverá ser expandido no futuro. Desta vez foi um caso de um suspeito que foi apanhado ao tentar assistir a um concerto - tendo sido detectado pelas câmaras que vigiavam todas as pessoas que entrassem no recinto.

Embora seja interessante ouvir os casos de sucesso, seria também interessante que fossem revelados todos os casos de falsos positivos, em que cidadãos comuns tenham sido abordados ou detidos injustamente, apenas por haver uma máquina que diz que o seu rosto é um dos "procurados"...


Xiaomi Mi 6X e Mi A2 chegam a 25 de Abril?



A data 25 de Abril tem um significado especial para os portugueses, mas este ano também poderá ser combinada com uma ocasião especial para os fãs da Xiaomi, pois espera-se que nesse dia sejam revelados os novos Mi 6X e - mais especialmente - o novo Mi A2.

Infelizmente, para este ano espera-se que a Xiaomi abdique dos CPUs Snapdragon e opte pelos Helio P60 (que se poderão tornar mais problemáticos em termos de actualizações a longo prazo)... mas vamos esperar para ver o que sai dali.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. Espero bem que a Xiaomi se mantenha nos SOCs Snapdragon... A Xiaomi é a minha marca de eleição e para mim Mediatek nunca mais, já fui queimado com a BQ que na altura o topo de gama deles (E5 FHD) ficou sem updates devido à Mediatek não ter lançado os drivers para aquele modelo de SOC... Por isso a partir daí só compro Snapdragon!
    Espero mesmo que a Xiaomi não enverede pelo caminho da Mediatek!!

    ResponderEliminar