2018/04/19

Notícias do dia

Apple prepara novos iPhones para Junho ou Julho e amealha 86% dos lucros no sector dos smartphones; espreitamos algumas das novidades do Android P; vimos um smartwatch com GPS e 3G por €45; Google testa novo Google Feed que desperdiça mais espaço; a T-Mobile usou toques falsos de "chamadas" que não conseguia efectuar; e um jovem canadiano descobre informação confidencial acessível publicamente em site governamental - é vai preso por isso.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já estamos a oferecer o livro FCA escolhido para esta semana, dedicado a um tema bem apropriado para o momento: o livro "Novo Regulamento Geral de Proteção de Dados" da FCA.

Tempo gasto nos smartphones prestes a superar TV na China




Não será surpresa para nós, mas será sinal de preocupação para os responsáveis pelos serviços de TV. Na China, aproxima-se o momento em que as pessoas passarão mais tempo a usar o seu smartphone do que a ver televisão.

A estimativa da eMarketer diz que o tempo médio de utilização diária de um smartphone na China vai chegar às 2 horas e 39 minutos (aumento de 11%), enquanto que o tempo gasto à frente da TV cai 2% e passará a ser de 2 horas e 32 minutos. Não sei se este tempo em frente à TV se refere mesmo a ver canais de TV tradicionais, ou se também engloba serviços de streaming - mas de qualquer forma, é indicador de como as coisas serão para o futuro.


Wikipedia ganha previews nos links



Fazer investigação na Wikipedia normalmente deixa-nos com um browser (ainda mais) atulhado com páginas e mais páginas abertas no browser, à medida que vamos abrindo links que pensamos poderem ser de interesse, mas isso será facilitado com o novo sistema que mostra um preview da página ao se pairar sobre o link.

A ideia é dar ao visitante um imagem mais completa daquilo que poderá encontrar nesse link, sem ter que clicar nele e abrir uma nova página - a não ser que se revele ser mesmo de interesse e mereça essa visita.


Hyperloop vai ligar Dubai e Abu Dhabi



A ideia "maluca" de Elon Musk vai tornar-se realidade já no próximo ano, com a construção de um primeiro troço de 10km no Dubai que constituirá a primeira etapa de uma linha que ligará o Dubai e Abu Dhabi.

Dez quilómetros não será muito para tirar partido das vantagens da alta-velocidade do Hyperloop... mas tudo tem que começar com pequenos passos - até mesmo quando se tem acessos aos fundos praticamente ilimitados destes países das Arábias.


SpaceX lança com sucesso o TESS


O satélite TESS que irá procurar exoplanetas foi lançado hoje para o espaço a bordo de um Falcon 9, e novamente tivemos direito a uma missão bem sucedida, tanto no lançamento como na aterragem do foguete da SpaceX, que voltará a ser utilizado já em Junho numa missão de reabastecimento da ISS.

Entretanto, já na próxima semana teremos o lançamento de uma versão melhorada do Falcon 9 ("Block 5") que se espera aumentar significativamente a sua capacidade de ser reutilizado para além dos 2 ou 3 lançamentos que a geração actual consegue suportar.

... A aterragem acontece aos 28 minutos, no vídeo que se segue.




Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)