2018/05/30

Notícias do dia

A Taxa dos links e censura nos uploads ameaçam a internet; iOS 11.4 chega com AirPlay 2 e mensagens sincronizadas via iCloud; Apple pode usar OLEDs em todos os iPhones deste ano; Huawei P20 vem com Watch 2 de oferta; FBI recomenda reboot dos routers para combater malware VPNFilter; o eternamente inacabado jogo Star Citizen lança pack de naves por 27 mil dólares; e Tesla chega a acordo em queixa do Autopilot "enganador" - quando há novo acidente contra carro da polícia parado na berma.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não deixes de participar no passatempo do gadget da semana, que desta vez te pode valer um conjunto de colunas 2.1 Microlab M108; e temos também exemplares de livros Blockchain da FCA para oferecer.


Rússia exige remoção do Telegram da App Store



A tentativa de bloquear o uso da app de comunicações Telegram na Rússia tem-se revelado mais difícil do que o governo imaginava, e agora chega a exigência para que a Apple remova o Telegram da sua App Store e também bloqueie qualquer notificação referente à app no território russo.

Quanto mais não seja, este será apenas um dos exemplos que demonstra porque motivo os utilizadores deveriam ter a liberdade de poder instalar apps manualmente nos seus equipamentos, sem ficarem dependentes / presos a uma única "store".


Chrome 67 chega com acesso a sensores e novo interface (experimental)



Já está disponível a mais recente actualização para o Chrome, que nesta versão 67 ganha suporte para a Generic Sensors API, que permite que um site na web possa ter acesso a dados dos sensores do equipamento utilizado (vocacionado para os equipamentos móveis, onde será possível aceder a dados dos acelerómetros, orientação, etc.), melhorias a nível das experiências AR e VR, e também dá acesso ao novo interface - se derem um salto às flags experimentais e o activarem.



O novo interface troca as tabs por rectângulos arredondados no topo, mas embora permita poupar alguns pixeis por tab relativamente ao sistema actual, infelizmente ainda não resolve o problema de ter muitas tabs numa única janela - havendo quem critique a Google por não implementar um sistema com lista deslizante como no Firefox. (Eu pessoalmente não gosto do sistema do Chrome, mas também não aprecio o do Firefox, que não nos permite visualizar de imediato se temos 50, ou 100, ou 200 tabs abertas - mal por mal, prefiro o do Chome.)


Qualcomm anuncia chips específicos para realidade virtual e realidade aumentada



A Qualcomm não quer perder o comboio daquela que poderá ser a próxima revolução mundial, e anuncia a sua primeira plataforma Snapdragon XR1  criada especialmente para aplicações de "eXtended Reality".

Infelizmente não foram revelados detalhes técnicos para além de dizer que este chips irá contar com todo o tipo de módulos à medida para estas aplicações, e que será adequado tanto para aplicações em óculos VR de entrada de gama, como - com alguns acessórios extra - ser usado para modelos topo de gama com capacidade de tracking visual, etc. Teremos que esperar até ao próximo ano para começarmos a ver que resultados práticos este XR1 trará.


Tráfego mobile está a ultrapassar Facebook


Segundo os dados da ChartBeat, o Facebook tem motivos para ficar preocupado, pois tem vindo a perder peso no que diz respeito a fazer chegar visitantes aos sites; enquanto que tanto a Google como o tráfego mobile directo tem vindo a aumentar. São estatísticas que parecem comprovar que o Facebook não tem a exclusividade nem o domínio para ditar se um site é ou não popular; nem que os utilizadores de smartphones estão "dependentes" do Facebook para chegarem ao sites que querem... pelo contrário... parecem estar a dar prioridade ao Google para lá chegarem.

... O que me faz lembrar; sabem que podem/devem adicionar um atalho do AadM aos vossos ecrãs principais, tanto em Android como em iOS, certo? Assim ficamos a apenas um toque de distância... ;)


Curtas do dia


Resumo da madrugada


2 comentários:

  1. Parece que os donos do Telegram estão mesmo a bater o pé aos Russos, é bom de se ver .

    ResponderEliminar
  2. um pais democrático a 110%
    hahahahah

    ResponderEliminar