2018/06/21

Notícias do dia

Censura no Facebook mostra como será o futuro com os filtros nos uploads; projecto converte emissões de futebol para Realidade Aumentada; 50 alterações do iOS 12 beta 2; router TP-Link Deco M9 Plus combina mesh e ZigBee; auscultadores Xiaomi Mi a €30.49; e ainda o infeliz caso do Facebook tentar silenciar professor que alertou para escândalo do Cambridge Analytica em 2014.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já se podem habilitar a ganhar um dos exemplares do livro "Construção de aplicações móveis híbridas com o PhoneGap" da FCA que temos para oferecer.

Unilabs inaugura primeira Unidade de Saúde com realidade virtual no Porto



Dar sangue ou fazer análises vai ser mais fácil para quem não apreciar particularmente o aspecto habitual das unidades de saúde, com a Unilibs a estrear a sua unidade na estação da Trindade no Porto, que recorre a tecnologia de realidade virtual.

Esta unidade abre amanhã, 22 de Junho, e coloca o utente no centro das preocupações, sendo que as análises clínicas poderão ser efectuadas num ambiente de realidade virtual, em salas temáticas. A primeira, além de disponibilizar óculos VR que permitem "viajar" para outros locais, foi decorada a pensar na festa mais emblemática da cidade do Porto, o São João, em tons de azul céu, azul água, areia, e candeeiros em forma de balões no tecto. A segunda sala, com um conceito a pensar no relaxamento do utente, foi decorada com um jardim vertical artificial, prumos de madeira no tecto e uma parede com padrão relacionado com o tema. O espaço conta ainda com uma LED Wall com conteúdos sobre os diagnósticos; cinco iPads disponíveis na zona de espera para miúdos e graúdos; e um atendimento próximo e sem barreiras, através de balcões individuais.

... E ficando na estação da Trindade, fica literalmente à distância de uns passos para milhares de pessoas.


Fabricantes automóveis querem usar smartphones como chave dos carros



Ao contrário do que acontece com as portas de casa, a maioria dos condutores de automóveis já se rendeu à comodidade de abrir o seu carro com uma chave electrónica ou sistema "sem-chaves", mas a indústria automóvel e alguns gigantes tecnológicos, incluindo a Apple e Samsung, estão a tratar de criar um sistema standard que permita usar o NFC nos smartphones como chave automóvel.

A ideia será trazer para os automóveis a conveniência que se tem nas fechaduras digitais, e que podem passar por dar acesso temporário a amigos ou membros da família, etc. E parece-me que seria um passo essencial que desse maior confiança aos utilizadores para que, eventualmente, também começassem a considerar a utilização de fechaduras electrónicas com capacidades idênticas nas suas casas (ou então não). :)


Makro lança serviço gratuito de reservas de restaurantes online



Hoje em dia já praticamente todos os restaurantes e estabelecimentos têm site na web, mas para quem não o tiver - ou não estiver satisfeito com o que tem actualmente - a Makro disponibiliza um serviço gratuito de criação de sites e que também conta com um sistema de reservas online.

Parece-me uma opção onde, quem tiver restaurantes ou estabelecimentos do género, nada tem a perder, e sempre será melhor do que não ter nada ou simplesmente uma página a dizer "site em construção".


Facebook testa grupos com acesso pago



O Facebook gosta de ganhar dinheiro em tudo o que faz (quem o pode censurar?) e agora vira a sua atenção para os populares grupos do Facebook, que já são usados por mais de mil milhões de pessoas - testando uma funcionalidade que permite criar sub-grupos de acesso pago.

A ideia é que os responsáveis por grupos possam criar conteúdos que estarão acessíveis apenas a membros que paguem uma mensalidade (ou que lhes seja dada prioridade) - numa medida que alguns criadores consideram ser excelente para tornarem esses grupos cada vez melhores. Numa primeira fase o Facebook não irá cobrar comissão (que já será cobrada pelos pagamentos das respectivas app stores) mas deverá fazê-lo caso os resultados sejam positivos e exista receptividade por parte dos utilizadores.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)