2018/06/06

Notícias do dia

EDP engana utilizadores com opções do GDPR trocadas; Lenovo Z5 "full-screen" desilude ao revelar que afinal tem notch; fala-se de possibilidade da Apple baixar o preço dos iPhones deste ano; o portátil Asus ZenBook Pro troca o trackpad por touchscreen; temos em promoção o Xiaomi Mi Gaming Laptop desde €956; e o Facebook continua a partilhar informação de utilizadores com dezenas de empresas tecnológicas sem que os utilizadores saibam.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já arrancou o novo passatempo do gadget da semana, que desta vez te pode valer um powerbank solar com luz LED e UV.

Apple dá "corte" ao Facebook com mais privacidade no Safari



A Apple tem tentado destacar-se dos demais gigantes tecnológicos lutando pela privacidade dos utilizadores, e volta a dar mais um passo nesse sentido ao complicar a vida dos trackers na internet com algumas alterações feitas ao Safari.

O Safari vai passar a ser bastante menos tolerante ao tracking que habitualmente é feito na web, eliminando ou limitando significativamente a recolha de dados que pode ser feita, e também tornando praticamente irrelevante as técnicas de "fingerprinting" actuais. O efeito será o de fazer recuar várias décadas as capacidades de tracking que se disseminaram, e que actualmente permitem fazer aquele tipo de previsões assustadoras que por vezes até nos fazem suspeitar se alguém nos consegue ler o pensamento - ao nos apresentarem publicidade de coisas "mesmo à medida"...

Caricato seria, depois de tudo isto, ver as pessoas a dizerem que afinal preferiam ser "seguidas" por todo o lado!


AMD revela Threadripper 2 com 32-cores



Se a Intel vai revelando CPUs "inacessíveis", a AMD continua a apostar em trazer chips multi-core para o mercado a preços competitivos e, antes do final deste ano, teremos o novo Threadripper 2 com 32-cores (e 64 threads).

Vai ser seguramente o novo campeão para todas as tarefas que consigam tirar partido do multiprocessamento, e também será de esperar que mantenha um preço bastante competitivo face aos CPUs rivais da Intel.


Venda de smartphones volta a aumentar (ligeiramente)


Os fabricantes puderam respirar de alívio no primeiro trimestre de 2018, com as vendas de smartphones a terem aumentado ligeiramente segundo a Gartner. A Samsung mantém-se no primeiro lugar embora com uma queda ligeira (78.5 vs 78.7 milhões); a Apple mantém-se no segundo posto com aumento de 52 para 54 milhões; sendo na terceira e quarta posição que temos os maiores vencedores em crescimento: a Huawei aumentou as vendas de 34 para 40 milhões, e a Xiaomi continua com o seu crescimento explosivo, tendo passado de 12.7 para 28.1 milhões - mais do dobro!

Esperemos que com isto a Xiaomi comece a dar mais valor ao mercado ocidental... a começar por disponibilizar mais smartphones com Android One em vez de MIUI. ;P E por falar em Xiaomi...


Xiaomi Mi 8 esgota num minuto



O muito aguardado Xiaomi Mi 8 começou finalmente a ser comercializado - ou melhor dizendo, a Xiaomi tentou, pois o primeiro lote esgotou em apenas 1 minuto e 37 segundos. (Se bem que, até que Xiaomi nos diga quantos smartphones vendeu, é sempre um sucesso relativo.)

A próxima sessão de vendas vai abrir a 12 de Junho e será previsível que volte a repetir-se o mesmo, já que se trata do mais económico smartphone com Snapdragon 845 (360 euros na China) no mercado. Quanto a nós, resta o consolo de saber que a Xiaomi também vai vender o Mi 8 em Espanha, o que tornará o negócio mais apelativo para os portugueses interessados.


Qualcomm apresenta Snapdragon 850 para portáteis Windows 10



O Snapdragon 845 pode ser uma das referências nos smartphones, mas quando se trata de criar uma máquina capaz de competir com um portátil equipado com um CPU Intel é necessário "um pouco mais" - daí a Qualcomm ter criado o Snapdragon 850.

O Snapdragon 850 octa-core partilha a mesma base com o Snapdragon 845 mas está optimizado especificamente para trabalhar com computadores Windows 10 PCs, funcionando a 3GHz em vez de 2.8GHz, e também suportando 4G LTE a 1.2Gbps, WiFi ad e ac (2.4GHz, 5GHz e 60GHz). Na prática, não será de esperar mudanças significativas face às máquinas que já utilizem o Snapdragon 845...





Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. A vantagem do Snapdragon 850 é que actualmente só existem Windows 10 com o 835, por isso a vantagem ainda é expressiva. (O 845 não vai ser usado para W10)

    ResponderEliminar