2018/07/03

Notícias do dia

Luta contra o Artigo 13 vai decidir censura na Internet; apagão na rede MEO deixou clientes sem rede; Samsung Messages está a enviar fotos dos utilizadores para contactos aleatórios; a Nintendo Switch já tem modchip; ataque aLTEr deixa comunicações LTE em risco e faz acelerar adopção do "5G"; e ainda o insólito caso do cartão SIM roubado do tracker GPS de uma cegonha que resuloua em conta telefónica avultada.

Antes de passarmos às notícias do dia, já arrancou o novo passatempo gadget da semana, que desta vez está a oferecer uma fita LED RGB ideal para aplicar na traseira de um monitor para criar um ambiente luminoso mais agradável.

ViaCTT volta a dar que falar com multas de €250



O ViaCTT é provavelmente o mais famoso serviço de email desconhecido do planeta, nascendo da ideia de dar um endereço de email a todos os cidadãos portugueses (numa aposta completamente falhada); passando pelo processo de tentar obrigar à sua utilização (mediante a sua associação às comunicações e notificações das Finanças) - que também falhou; e ultimamente impondo a sua utilização a sujeitos passivos de IRC e sujeitos passivos de IVA.

São precisamente estes últimos que estão a ser surpreendidos com multas de até 250€ por "falta de adesão ao ViaCTT", que poderá ser visto como um culminar da idiotice deste serviço. O que se irá seguir? Obrigar os cidadãos a terem que pagar uma taxa para suportar os autores mesmo quando compram um disco ou cartão de memória onde vão guardar os seus próprios conteúdos? Ah... espera...


Bug no Facebook deixou contactos bloqueados com acesso ao que não deviam



O Facebook revelou que durante 29 de Maio e 5 de Junho houve um bug que afectou cerca de 800 mil utilizadores e que permitiu que contactos que tivessem sido bloqueados temporariamente pudessem ver algumas das coisas que publicavam ou serem contactados via messenger.

Os utilizadores afectados não terão que fazer nada, sendo que neste momento o Facebook diz que a situação já estará regularizada, e que também está a informar todos os que puderam ser afectados por esta situação. Afinal... se alguém bloqueia uma pessoa, mesmo que temporariamente, é porque terá reais motivos para não querer que veja as coisas que publica ou ser contactado por ela...


Amazon Prime Day chega a 16 de Julho



Se estavam a considerar tornarem-se membros Amazon Prime, a Amazon dá o empurrão que faltava com o anúncio de que o próximo Prime Day chega a 16 de Julho, e desta vez prolongando-se por 36 horas, para que todos tenham a oportunidade de apanhar as promoções que desejam.

Vão ser muitos os produtos em promoção, com descontos exclusivos ainda mais apetecíveis para os clientes Prime, e também se esperam negócios "irresistíveis" em toda a linha de produtos da Amazon (Kindle, Fire HD, e também nos seus produtos de segurança, como as câmaras/campainhas Ring). Cá estaremos para destacar as promoções que nos parecerem mais interessantes.


Emirates Airline estreia janelas virtuais nas cabines de 1ª classe



A Emirates dá mais um passo no sentido dos aviões sem janelas, equipado as cabines de primeira classe do seu mais recente Boeing 777-300ER com janelas virtuais que podem replicar a visão exterior captada por câmaras, ou recriar outras paisagens ao gosto do passageiro.

As janelas são elementos que enfraquecem a estrutura de um avião, e há muito que os fabricantes têm explorado a possibilidade de criar fuselagens sem janelas, que seriam mais resistentes e leves, mesmo tendo em consideração a utilização de ecrãs em sua substituição. Bem... desde que disponibilizem uma opção de se poder "abrir o vidro" destas janelas virtuais... :)


Promoção do dia


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)