2018/08/02

Notícias do dia

Novo iPad de margens reduzidas sem home button confirmado por icon; Fortnite para Android poderá ficar fora da Play Store; Tesla Model 3 ultrapassa toda a concorrência junta nos EUA; temos o Smartwatch Lenovo Watch X a €42; Huawei Mate 20 vem com Kirin 980 e carregamento wireless; e França proíbe smartphones e tablets nas escolas para alunos até aos 15 anos.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos novo gadget da semana para oferecer: uma mochila Xiaomi para portáteis.

Reddit sofre ataque aproveitando-se dos códigos via SMS



Há muito que os especialistas de segurança têm alertado para o risco de utilizar códigos de autenticação 2-factor via SMS, e para aqueles que duvidavam que "ninguém se iria dar a esse trabalho", eis que o Reddit sofreu um ataque onde a porta de entrada foram precisamente os códigos enviados via SMS.

Será um exemplo prático de que a utilização dos SMS para este efeito deverá ser abandonada assim que possível, promovendo a utilização de chaves de hardware físicas (como a Google tem recomendado, ao ponto de em breve começar a comercializar as suas) ou, no caso de tal não ser possível, recorrendo às apps de geração de códigos.


Apple acaba com programa de afiliados para apps iOS e Mac



A Apple pode continuar a ter lucros recorde mas não perde oportunidade para reduzir os gastos, agora anunciando que irá acabar com o programa de afiliados nas apps. O programa de afiliados permite que sites que direccionem clientes para a compra de apps recebessem uma comissão por cada app comprada. Mas agora isso vai acabar, pondo em causa a existência de sites que se dedicam a análises de apps e cuja principal fonte de rendimento fosse essa comissão.

O ano passado a Apple tinha tentado reduzir a comissão destas vendas de 7% para 2.5%, mas obteve tanto feedback negativo que optou por manter as condições (reduzindo-as apenas para as compras in-app). Agora, chega a hora da "vingança", não dando sequer 2.5% de comissão... mas sim zero. Segundo a Apple, a App Store é agora suficiente para informar os clientes das novas apps de interesse, não necessitando de pagar pela promoção de apps feitas por terceiros...


Tesla adia a prometida viagem "costa a costa" autónoma



Desde 2016 que a Tesla tem prometido fazer uma viagem de costa a costa nos EUA em modo completamente autónomo, mas essa viagem que inicialmente estava prometida para 2017 foi posteriormente adiada para 2018, e agora volta a ser adiada novamente, dizendo que é preferível melhorar aspectos de segurança e outras funcionalidades.

Elon Musk disse que neste momento já poderia fazer essa viagem, se escolhessem uma rota específica e preparassem o carro para isso; mas que isso seria fazer "batota" e não é esse o objectivo. Musk também referiu que a próxima geração do hardware (3.0) será imensamente superior ao actual, sendo capaz de processar 2000 frames por segundo em vez das actuais 200. Vamos ver se um destes dias a Tesla se lembra de criar um módulo de processamento actualizável, que permite aos utilizadores dos carros mais antigos fazerem "upgrade" para o sistema mais potente, em vez de terem que comprar um carro novo.


Venda de Macs com o pior trimestre desde 2010




Se nos iPhones a Apple conseguiu superar as expectativas e obter um crescimento modesto, na sua linha de computadores as coisas são bem diferentes, tendo sido o pior trimestre de vendas desde 2010.

É a simples confirmação do descontentamento dos fãs de longa data, que não têm ficado impressionados com modelos que vêm com problemas de origem que a Apple "reconhece" (no caso dos teclados lançou um programa de troca gratuita) mas se recusa a reconhecer oficialmente em público (chegando ao ponto de dizer que nos novos MacBooks a alteração ao teclado foi apenas para ficar mais "silenciosos"). A par disso, a ausência de actualizações em grande parte da sua linha, que continua a manter preços elevados por hardware antiquado.

Esperemos que isto faça a Apple relembrar-se que deveria dedicar um pouco mais de atenção a estes seus produtos....


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)