2018/08/29

Notícias do dia

Epic critica Google por ter revelado vulnerabilidade no Fortnite; YouTube passa a mostrar o tempo gasto a ver vídeos; o Google Go aprende a ler sites em voz alta e o Duo chega aos tablets; a Sony lança o mais resistente e rápido cartão SD Tough; e temos mais uma vulnerabilidade 0-day do Windows 10 revelada sem pré-aviso por investigadora descontente.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos novo gadget da semana para oferecer - um tapete para rato XXL - e não se esqueçam que estamos na recta final do nosso mega-passatempo de Verão que vos pode valer um um NAS Synology DS218 oferecido pela Cloud IT.

LG apresenta TV OLED 8K de 88" na IFA



Enquanto a Samsung vai tentando trazer os seus ecrãs micro LED para o mercado, a LG continua a liderar nos televisores OLED e vai avançando a passos largos para o próximo salto, apresentando a sua primeira TV OLED 8K na IFA em Berlim, com uma generosa (e apropriada) dimensão de 88".

Se o 4K pode ser considerado um "HD" melhorado, com a resolução 8K começamos a entrar num patamar bem mais interessante, onde as imagens começam a deixar de parecer "imagens de televisão" e começam a aproximar-se da "realidade"; muitas vezes parecendo-se mais com uma janela do que simplesmente um ecrã tradicional. É certo que ainda estamos a muitos anos dos conteúdos 8K se tornarem comuns, mas olhando para a velocidade com que o 4K chegou até nós... não arriscaria dizer que irá demorar muito tempo.


Intel lança novos CPUs Whiskey Lake-U e Amber Lake-Y



A Intel adicionou alguns novos membros ao seu catálogo de CPUs, com os novos Whiskey Lake-U e Amber Lake-Y - que na prática continuam a usar a mesma arquitectura Kaby Lake. Estes chips são destinados a portáteis e computadores de baixo consumo, e as diferenças face às gerações anteriores são o suporte nativo para USB 3.1 sem necessidade de controladores extra, e também a integração de WiFi 802.11ac de 160MHz, que permitirá atingir velocidades WiFi mais elevadas.

Nos Whiskey Lake-U (TDP 15W) temos os i7-8565U (4C/8T), i5-8265U (4C/8T), e i3-8145U (2C/4T). Nos Amber Lake-Y (TDP 5W) temos os i7-8500Y, i5-8200Y e m3-8100Y (todos eles 2C/4T).


Samsung explica sistema de dissipação do Galaxy Note 9



A potência crescente dos CPUs e GPUs usados nos smartphones tem feito com que também se comecem a fazer notar os problemas de aquecimento que bem conhecemos nos CPUs "desktop". No Galaxy Note 9 a Samsung esforçou-se por garantir que o sistema seria capaz de funcionar com o máximo desempenho durante longos períodos de tempo, recorrendo a um novo sistema de dissipação "Water Carbon Cooling".

Trata-se de uma evolução do sistema utilizado nos Galaxy S9, agora contendo um elemento em cobre para maximizar a transferência de calor do chip para o módulo de arrefecimento, sendo que a área  de dissipação foi também ampliada drasticamente, dos 95mm2 para os 350mm2. Alterações que deverão permitir aos utilizadores longas sessões de Fortnite sem se preocuparem com o throttling devido às temperaturas excessivas.


Acer Predator X vem com dual Xeon, dual-RTX e 192GB de RAM



A Acer aproveitou a IFA 2018 para apresentar alguns dos seus novos produtos, e entre ele encontra-se o computador Predator X para quem não tiver problemas de orçamento. Nesta máquina a Acer parece ter concretizado na realidade aquilo que algumas pessoas poderão fazer apenas por curiosidade: escolher todos os componentes mais caros possíveis, só para ver no que resultaria.

O resultado é um computador com 2 CPUs Intel Xeon 8180 (sendo que cada deles custa cerca de 10 mil dólares), 2 placas Nvidia Quadro RTX 8000 (também muitos milhares de dólares cada), 192GB de RAM ECC (mais uns milhares), e depois disto, pode dizer-se que tanto a fonte de alimentação como os eventuais SSDs e discos serão apenas "trocos"...


Curtas do dia


Resumo da madrugada


1 comentário:

  1. "Inside Facebook’s plan to protect the U.S. midterm elections
    Is it enough?"
    https://www.recode.net/2018/8/17/17686252/facebook-2018-midterm-election-plan-russia

    ResponderEliminar