2018/08/03

Notícias do dia

Apple chega ao 1 bilião de dólares em bolsa; Android P pode ser apresentado a 20 de Agosto; espreitamos os smartphones topo-de-gama que vão chegar até ao final do ano; a Sony precisa de fazer alterações drásticas para se manter relevante nos smartphones; vimos um suporte de smartphones para motos com carregador por €11; e ainda a constatação de que o Windows 10 se liga ao Facebook, Twitter e Candy Crush após a instalação.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não se esqueçam que esta semana estamos a oferecer uma mochila Xiaomi para portáteis.

Venda de tablets continua em queda e só a Apple e Huawei são excepções



Segundo as estatísticas da IDC, a venda de tablets continua a cair (-13.5%) - para desespero dos fabricantes - e apenas a Apple e a Huawei conseguiram aumentar ligeiramente as vendas. Relativamente ao segundo trimestre do ano, a Apple mantém uma liderança confortável com 11.5 milhões de iPads vendidos (mais 0.9% que no ano anterior); enquanto que a Huawei, na terceira posição, conseguiu aumentar as vendas de 3.1 para 3.4 milhões (+7.7%).

A Samsung mantém-se na segunda posição, mas só tendo vendido 5 milhões de tablets face aos 6 milhões que vendeu no mesmo período no ano passado (-16.1%).


Com novos iPads remodelados para este ano, parece-me que a Apple pode estar descansada quanto a manter a liderança no mercado dos tablets.


Lenovo promete primeiro smartphone 5G no mercado




O próximo grande passo que se segue nos smartphones é o salto para as redes 5G, e a Lenovo quer estar na linha da frente, prometendo ser a primeira a trazer um smartphone 5G para o mercado com um Snapdragon 855.

Bem... é provável que o façam (a Lenovo bem tem capacidade para isso e nome suficiente para conseguir um acesso prioritário aos chips da Qualcomm), mas por outro lado há que não esquecer que a Lenovo já tem feito promessas enganadoras - como quando prometeu lançar o primeiro smartphone verdadeiramente full-screen... e depois acabou por ser um smartphone banal, com ecrã recortado e margens bastante mais volumosas do que nas imagens que tinha revelado anteriormente.


Moto Z3 continua a apostar nos Mods



A promessa dos smartphones modulares acabou por não se concretizar como se esperava, mas a Motorola continua a aposta no seus sistema de Moto Mods como forma de ampliar as capacidades dos seus smartphones. O Moto Z3 é mais um modelo a juntar-se a esta família, com um ecrã Super AMOLED de 6", Snapdragon 835, 4GB de RAM, e câmara dupla de 12MP+12MP e frontal de 8MP.

Para este modelo está prometido um mod que o transformará num smartphone 5G, contendo um modem Snapdragon X50. Falta saber se o preço deste mod, que chegará em 2019, não será quase o mesmo de um novo smartphone 5G (sendo também compatível com os restantes modelos da família Moto Mods).


MSI descuida-se e anuncia CPUs de 9ª geração da Intel



Os anúncios de novo hardware têm que ser planeados com cuidado para não fazer com que os produtos actuais fiquem encravados nos armazéns com os consumidores a optarem por aguardar pelos novos modelos. É isso que a Intel faz, mas por vezes corre mal. A MSI descuidou-se e fez referência a uma actualização para as suas motherboards para suportar CPUs Intel de 9ª geração.

Os mais recentes rumores apontam para que a Intel revele esta nova geração em Setembro, para que cheguem ao mercado antes do final do ano, que deverão incluir um Core i5-9600K com 6-cores (sem hyperthreading), um Core i7-9700K octa-core (sem hyperthreading), e um Core i9-9900K (8c/16t) que deverá ser o novo campeão dos CPUs (atingindo velocidades de até 5GHz).


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)