2018/08/07

Notícias do dia

Android 9 é Android Pie e já está a caminho dos Pixel; Google vai apresentar Pixel 3 a 4 de Outubro; VW pode ter que chamar 124 mil automóveis eléctricos às oficinas; vimos uma caixa externa USB 3.0 para discos de 2.5" a 5 euros; bloqueio de sites pirata teve impacto nulo na Rússia; smartphones topo-de-gama irão ficar ainda mais caros; e ainda um olhar sobre a General Magic, a empresa que inventou o "iPhone" que o tempo esqueceu.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos novo gadget da semana para oferecer: uma micro pen USB SanDisk Ultra Fit de 64GB.

Essential com Android 9 Pie minutos depois do anúncio oficial da Google



A Essential pode estar a atravessar graves problemas financeiros, mas continua a dar cartas na área das actualizações, com o Essential phone a receber a actualização para o Android 9 Pie meros minutos após o anúncio oficial da Google.


Depois de estar em bom plano durante o período de testes deste Android Pie, a Essential conseguiu bater a própria Google, fazendo chegar esta actualização ao Essential phone antes da Google o fazer para os seus Pixel.


"Answer update" deixa a Alexa responder a perguntas quando souber as respostas



Não há nada que nos relembre que os assistentes digitais não são assim tão inteligentes do que fazer-lhes uma pergunta e eles dizerem que não sabem a resposta. Para tentar minimizar esse efeito, a Amazon está a testar o "Answer update", uma funcionalidade que permite que a Alexa notifique o utilizador quando já souber a resposta a uma pergunta que anteriormente não soubesse responder.

... Considerando que a maioria das respostas que se procuram é para algo "no momento", não sei até que ponto esta funcionalidade será realmente útil... Estou a imaginar a Alexa a dizer: "olhe, já sei a resposta daquela pergunta que fez em Janeiro de 2017..."


Compras por voz ainda não convencem consumidores



A Amazon muito tem promovido a facilidade com que se podem fazer compras por voz através da Alexa, infelizmente (para eles) a adesão do público tem sido extremamente reduzida. A Amazon já vendeu cerca de 50 milhões de dispositivos com Alexa, mas apenas 2% desses utilizadores fizeram alguma compra por voz em 2018.

Mas, o que se revela ainda mais desolador para a Amazon, é que 90% destes utilizadores que fizeram uma compra por voz se limitaram a fazer uma única compra e não voltaram a repetir a experiência. Acho que neste tipo de transacções, a maioria das pessoas ainda se sente mais confortável a "ver" aquilo que está a fazer...


Microsoft adere ao Movies Anywhere da Disney


O programa Movies Anywhere pretende minimizar um pouco o inconveniente DRM abusivo quando se compra um filme digital, permitindo que os utilizadores tenham acesso centralizado e global a todos os filmes que comprem em serviços compatíveis (como iTunes, Google Play Movies, Vudu, Amazon Video, ou até DVDs e Blu-ray físicos.) Com a adesão da Microsoft, também os filmes comprados através de uma conta Microsot, em Windows 10 ou Xbox, passarão a integrar essa colecção unificada.

Claro que, sendo um serviço que por agora está limitado aos EUA, de pouco serve para os consumidores no resto do mundo, que continuarão a interrogar-se como é possível avançar-se tanto tecnologicamente... e ficando cada vez mais limitado quanto ao que se pode fazer com o que se compra.




Hospitais da CUF alvo de ransomware SamSam com pedido de €10 milhões



Os hospitais CUF do grupo José de Mello Saúde foram vítimas de um ataque de ransomware - pensa-se que será o ransomware SamSam - e aparentemente está a ser exigido o pagamento de um resgate de 10 milhões de euros pela recuperação dos dados.

Ainda recentemente falamos do SamSam, que já terá rendido ao seu criador (ou criadores) mais de 6 milhões de dólares, pelo que esta nova vítima seria bastante representativa (mesmo assumindo que o valor pedido fosse "negociável" e apenas fosse pago uma fracção do valor). O ideal mesmo é que o grupo não pague qualquer resgate e consiga recuperar todos os dados dos seus backups.

Segundo informações que obtivemos, ainda hoje os sistemas dos hospitais estavam visivelmente afectados, com informação sobre infecção de vírus a surgirem nos painéis informativos com o número das senhas.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

6 comentários:

  1. "We’re proud to bring Android 9 Pie to Essential Phone the same day it’s released! "

    Venderam tão poucos que até podem mandar um técnico a casa do cliente para fazer a atualização.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. ... E nem necessitam abrandar secretamente o smartphone para que os clientes comprem modelos novos...

      Eliminar
    2. Ói, o Essential Phone pelos vistos goza de estatuto de intocável e é um expoente do Andoid ;-)
      Os factos:
      - Lançou um modelo, vendeu 170.000, suspendeu o fabrico e está a vender os stocks.
      - Suspendeu a produção do segundo modelo.
      - Mas a atualização não chegou a todos os modelos, em todos os países - depende do tempo que o operador levar a fazer a validação. Para esses, a Essencial sugere que use um SIM desbloqueado. São tão poucos que podia mandar pessoal a casa das pessoas com o SIM para fazer a atualização ;-)

      Quanto ao que dizes da Apple é uma repetição. Já dei para esse peditório.

      Eliminar
    3. A tua comichão anti-Android é que é uma constante repetição da qual não te consegues livrar... Mas podes continuar a dar para esse peditório; fico sempre com uma sensação de déjà-vu daquelas pessoas que me consideravam maluco ao dizer que o Internet Explorer não ia dominar para sempre; e que a Nokia também ia ao charco (quando também dominava mundialmente)...

      Mas certamente nessa altura nos dirás que foi mais um favor que a Apple nos fez... de forma inovadora e inédita.
      Não é preocupante... mas se calhar o facto da Apple ter vendido o menor número de MacBooks da década neste trimestre possa ser um ligeiro sinal de que há muitos fãs descontentes... ou será isso mais um favor que a Apple está a fazer aos clientes, limitando as vendas para que não sejam obrigados a lidar com teclados problemáticos?

      Eliminar
    4. O trimestre da Apple deve ter sido mesmo bom para só encontrares alarmes nas vendas de MacBooks ;-)
      As vendas de iPhone X não estarão também com problemas, dado que não conheces ninguém que tenha comprado um?

      Quanto ao Android não me dá comichão. Pediram-me um Xiaomi Mi 8 e ofereci-o. De facto as trapalhadas com as ROM (comprei chinesa/inglesa, ainda estou à espera da ROM global) ou entre serviços da Xiomi e os da Google) são coisas que se estranha, não têm nada a ver com a simplicidade do iOS, igual aqui ou noutro país qualquer. Não me entusiasma, mas em termos de relação qualidade/preço não me custa reconhecer que há smartphones Android bons pelo preço que custam.

      Agora, há coisas que me parecem evidentes e me dão comichão - como a reverência bacoca em relação a fracassos evidentes de produtos Android, como os Essential Phone.

      "Tchee, aquilo é que é smartphone, aquilo é que é empresa! Têm a nova versão do Android no dia em que chega aos da Google!".

      Com um único modelo obrigado.
      P.S E não chega a todos, porque depende dos operadores. Parece que a questão dos operadores desapareceu ;-)

      Eliminar
    5. A referência a "reverência" demonstra o estado de espírito que pareces nutrir pelos produtos de uma certa marca. Aqui não há temor em referir o que empresas imperfeitas fazem bem (disponibilizar o Android Pie final imediatamente), nem o que empresas pseudo-perfeitas fazem de mal (quer sejam smarpthones abrandados secretamente, ou baterias explosivas, ou qualquer outra coisa). Não há reverência nenhuma no processo.

      Como segues atentamente as notícias por cá, saberás que o Essential Phone foi duramente - e merecidamente - criticado, por vir com falhas de software "básicas" no seu lançamento, como as que prejudicavam bastante a sua qualidade nas fotografias, entre outras coisas, e que só foram corrigidas ao longo dos meses seguintes...
      (Por outro lado, quase podia argumentar que o iOS 11 da Apple tem sido quase a mesma coisa... e que tem servido de "enchimento" para o iOS 12, que é o que o iPhone X deveria ter tido de origem... Enfim... a tal "perfeição" inexistente...)

      Eliminar