2018/09/11

Notícias do dia

A uma semana da entrada em vigor das novas alterações aos tarifários, os operadores começam a enviar SMS a indicar as alterações dos tarifários zero-rating para pior; a nova Lei dos Direitos de Autor é votada esta semana; a OnePlus confirmou que o OnePlus 6T vai ter sensor de impressões digitais no ecrã; o Huawei Mate 20 Pro vem com ecrã "edge" ao estilo da Samsung; a Qualcomm revelou finalmente o Snapdragon Wear 3100 para smartwatches; e um estudo revela que os adolescentes usam smartphones cada vez mais e preferem mensagens a falar pessoalmente.

Antes de passarmos às notícias de hoje, estamos na última pergunta para poderem ganhar um dos exemplares do livro "Segurança no Software" da FCA que teremos para oferecer; e também já arrancou novo passatempo do gadget da semana, que desta vez te poderá valer uma smart bracelet 115Plus.

Europa decide hoje se "direito a ser esquecido" tem alcance mundial



Poderá parecer ridículo que Tribunais de um pais ou região queiram deliberar sobre o que se passa no resto do mundo, mas é precisamente isso que será decidido hoje, com um Tribunal Europeu a determinar se o "direito a ser esquecido" apenas se aplicará ao espaço europeu ou se deverá ser aplicado a nível mundial.

É um resultado do qual não me parece haver nenhuma decisão "vencedora"; sendo que num caso ficaremos numa "bolha europeia" que dificultará o acesso a informação que o resto do mundo poderá ver; e no caso de ser aplicado globalmente... fico à espera de ver a reacção dos tribunais Europeus quando por cá começarmos a receber pedidos para o "esquecimento" de conteúdos exigidos por outros países. Afinal... se queremos mandar no que eles podem ver, não será lógico assumir que eles esperem fazer o mesmo?


Dezenas de apps iOS enviam localização dos utilizadores



Os sucessivos casos de abuso de recolha de dados têm sensibilizado as pessoas para o valor dessa informação, e agora temos um novo alerta a propósito de dezenas de apps populares para iOS que recolhem secretamente informação sobre a localização dos utilizadores para a enviarem para empresas de publicidade.

Saber por onde um utilizador anda é algo de valor incalculável para estas empresas, e nem será preciso relembrar que esses dados são suficientes para identificar com precisão pessoas individualmente, através dos sítios onde moram, trabalham, etc. O potencial desta informação para uso legítimo é enorme... mas o potencial para abuso é ainda maior.


Impossible Aerospace cria drone capaz de voar 2 horas



Hoje em dia consideramos excelente que um drone eléctrico se possa manter no ar durante 30 minutos, mas a Impossible Aerospace quer redefinir o sector com o seu drone que é capaz de voar durante 2 horas.

Para conseguir este objectivo a empresa recorreu a uma táctica radical, transformando o seu drone numa verdadeira bateria voadora. Em vez de um drone com uma estrutura onde se encaixa uma bateria; todo o drone e toda a sua estrutura são uma gigantesca bateria, composta por células mais pequenas. O resultado não está literalmente à vista, mas faz-se notar pela sua autonomia em voo.

... Imaginem o mesmo conceito aplicado aos automóveis (assumindo a utilização de baterias com características menos explosivas que as actuais). :)


iPad Pro vai adoptar ficha USB-C?



A um dia da apresentação das novidades da Apple, o analista Ming-Chi Kuo avança com as suas previsões de última hora, onde a par de um atraso no iPhone de 6.1 (que poderá ser o iPhone XC ou XR), de um novo MacBook mais económico e de um Apple Watch melhorado (com ECG), nos diz que a Apple irá abdicar da ficha lightning no iPad Pro, adoptando uma ficha USB-C.

Não é que a a Apple seja estranha à utilização do USB-C (os seus MacBooks adoptaram-na "em força"), e considerando a tentativa de aproximação dos iPad Pro como alternativas aos portáteis para produtividade, esse alteração até seria fácil de justificar. Por outro lado, se a Apple está a dizer que o USB-C é uma alternativa "melhor" que o Lightning... pode ser o primeiro passo em preparação para que no futuro isso também venha a ser aplicado aos iPhones. O que por um lado será bom, em termos da uniformização das fichas standard... mas por outro lado, deixa-nos com vontade de que as fichas USB-C fossem tão robustas quanto as lightning (aquela patilha de plástico no meio das fichas USB-C... estou sempre a imaginar quando é que aquilo se irá partir!)


Promoção do dia


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário: