2018/09/19

Notícias do dia

Programa MEGA dos manuais escolares gratuitos revela violações flagrantes do RGPD; iOS 12 estreia actualizações em iPhones com 5 anos; Sony anuncia PlayStation Classic e apela à nostalgia; nas promoções temos um Estabilizador gimbal Andoer S5 por apenas 63 euros; a SPC apresentou nova gama de produtos IoT para o mercado nacional; o WD My Cloud tem nova falha que permite acesso sem password; e o add-on Gaia para o Kodi gerava criptomoedas secretamente à custa dos utilizadores.

Antes de passarmos às notícias de hoje, relembrou que já arrancou o nosso habitual passatempo da semana, que desta vez te poderá valer um conjunto de cubos de "gelo" metálicos - e que está a decorrer um fundo de gadget para o iPhone XS.

Google Family Link chega aos adolescentes e permite adicionar contas existentes

O Family Link da Google chegou a Portugal há alguns meses, para ajudar os pais a controlar a utilização de dispositivos Android pelos filhos mais pequenos, mas agora o serviço permitirá controlar também jovens adolescentes com mais de 13 aos de idade.

Isto significa que será finalmente possível adicionar contas Google já existentes a um grupo Family Link, já que anteriormente era obrigatório criar uma nova conta no processo. Será também possível aplicar regras através do comandos de voz no Google Assistant (como por exemplo, pedir para bloquear o acesso ao smartphone de determinado utilizador, que passa a ter um prazo de 5 minutos para se despachar - ideal para aqueles que estão sempre a dizer "já vou" quando são chamados para jantar... :)


Google Home Hub com ecrã chega a 9 de Outubro


Deverá ser já no próximo mês que a Google revelará o mais recente membro da família Google Home, que virá com um ecrã e um preço de combate de $149 para manter a pressão sobre os Echo da Amazon.

O Google Home Hub será basicamente um híbrido de um Google Home com um tablet, permitindo ver as respostas às coisas que se perguntam. Infelizmente, parece que não terá câmara, o que poderá sossegar os fãs da privacidade, mas que impedirá a sua utilização para videochamadas - o que seria um uso mesmo à medida deste modelo.

Do lado da Amazon, continuam também os programas para facilitar a integração da Alexa com todo o tipo de produtos, como o novo Alexa Gadgets Toolkit.


Novos iPads apanhados no iOS 12.1



A Apple não apresentou novos iPads no evento do iPhone XS, mas os muito aguardados iPads com margens reduzidas e Face ID deverão ser revelado já no próximo mês, tendo sido apanhada uma referência no iOS 12.1 - iPad 2018 Fall - que indica a existência de novos iPads que serão apresentados ainda este Outono.

Será de esperar que contenham muitas das melhorias aplicadas aos modelos XS (como o novo CPU), mas esperemos que tenham preços um pouco mais simpáticos...


Google cede controlo do AMP à comunidade



A Google muito tem promovido o AMP como sendo a solução para uma internet mais rápida, e para tentar acalmar as críticas, cede agora o controlo do AMP à comunidade.

Os opositores do AMP relembram que não é preciso o AMP para acelerar as páginas web, bastando que os responsáveis deixem de carregar os sites com conteúdos supérfluos e excessivos para que as páginas web "normais" sejam igualmente rápidas - e sem necessidade de perderem controlo sobre as mesmas.


YouTube encerra YouTube Gaming e transfere jogos para o YouTube "principal"



A Google é conhecida por, muitas vezes, criar serviços redundantes em vez de aproveitar os que já tem, e foi precisamente isso que voltou a acontecer com o YouTube Gaming. Criado para competir com o Twitch e outras plataformas de streaming de jogos, o YouTube Gaming nunca conseguiu atingir a popularidade pretendida... e em resultado disso, a Google faz aquilo que deveria ter feito logo de início: encerrar o YouTube Gaming e adoptar o streaming de jogos no YouTube "principal".

Em vez de ter uma app dedicada, faz muito mais sentido que o YouTube Gaming seja apenas mais uma secção do YouTube, app e serviços com milhares de milhões de utilizadores que a utilizam regularmente. Ainda assim, não será fácil recuperar o tempo perdido face ao Twitch.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário:

  1. Consegui configurar o Family link para supervisionar um Nexus 5 mas não consegui ainda fazer o mesmo no Mi Pad 4. Talvez por este vir com uma ROM sem os serviços Google (que tive de instalar à posteriori), chega quase ao fim mas diz que precisa de Ativar o Family Link Manager mas não aparece mais pedidos de acesso.. (já fui às permissões dos serviços Google e Family Link permitir tudo e faezr resboot ao teblet mas não foi suficiente). Ou seja, agora continuo à espera de uma ROM internacional oficlal para o Mi Pad 4...

    ResponderEliminar