2018/11/20

Notícias do dia

Apple promove iPad Pro como substituto do "computador"; Centro de Segurança da Google chega a Portugal; Google Photos já permite editar profundidade nos iPhones; app WallPanel transforma tablets Android em interfaces para casas inteligentes; Chromecast já se pode sincronizar com colunas Home; e o YouTube lança filmes de cinema gratuitos, com publicidade, nos EUA.

Este semana temos para oferecer um iluminador de fechaduras, para garantir que acertam com a chave sem necessidade de usarem o smartphone como lanterna; e o nosso encontro mensal é já este sábado. Se estiverem por Gaia e com apetite para uma francesinha acompanhada por conversa tecnológica, não deixem de aparecer.

BFR e BFS da SpaceX passam a Super Heavy e Starship



Elon Musk deve ter achado que os actuais nomes BFR (Big Falcon Rocket) e BFS (Big Falcon Spaceship) eram demasiado complicados para o público em geral, e anunciou que passarão a ser designados por Super Heavy e Spaceship.

A SpaceX espera começar os testes já no próximo ano, e tem planeada uma missão em redor da lua para 2023 - um ano antes da data em que supostamente enviarão uma missão tripulada até Marte. Datas que parecem ser demasiado ambiciosas e que poucos acreditam que poderão ser cumpridas. Mas há que ter em conta que também se dizia o mesmo quando Kennedy fez o seu famoso discurso em 1962 de querer chegar à Lua antes do final da década, e todos sabemos no que isso resultou. :)


Bug no Pixel 3 impede uso da câmara por outras apps



O Pixel 3 da Google tem na sua câmara um dos seus pontos de destaque, mas infelizmente não está a ser de muita utilidade para quem a pretender utilizar a partir de outras apps. Um bug está a fazer com que alguns  utilizadores se deparem com um erro sempre que tentam aceder à câmara a partir de outras apps - como quando tentam tirar uma foto a partir das apps do Twitter, Facebook, etc. - sendo necessário reiniciar o smartphone.

A Google diz que já identificou o problema e que irá disponibilizar uma correcção durante as próximas semanas. Até lá, vai continuar a ser necessário fazer muitos reboots de cada vez que inadvertidamente acederem à câmara a partir de qualquer app.


Comparativo de televisores OLED dá vitória à Philips


A Philips realizou mais uma edição de um comparativo de ecrãs OLED em parceria com o AVForums, colocando televisores de diferentes marcas, devidamente camuflados e calibrados, lado a lado, para que o público escolhesse o que preferia - sem saber qual a marca que estaria a escolher.

Os modelos em teste foram os LG C8, Sony AF9, Panasonic FZ802 e Philips OLED903, e a vitória foi para o modelo da Philips. Isto demonstra a importância do "software" hoje em dia, já que internamente todos estes modelos usam painéis OLED da LG.





Google acaba com notificações do calendário via SMS em Janeiro de 2019



Se ainda faziam parte do grupo de pessoas que ainda utilizavam as notificações do Google Calendar via SMS, terão que encontrar alternativas a partir do próximo dia 7 de Janeiro de 2019. A Google vai acabar com os SMS do Google Calendar, passando a disponibilizar apenas as notificações via app ou email.

As contas públicas gratuitas da Google já tinham perdido as notificações via SMS em 2015, agora é o tempo de também as restantes contas ficarem sem direito a SMS.


Alexa vai ler notícias como um apresentador na TV


Já estamos habituados a ter assistentes digitais a falar connosco, mas há diferentes formas de falar e a Amazon quer que a sua Alexa tire partido disso. Para isso, vai passar a usar um sistema de síntese de voz mais avançado, que adicionalmente permite criar diferentes entoações e estilos de dicção - sendo que um dos quais será poder ler notícias de forma idêntica à de um apresentador na televisão.







Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)