2018/12/19

Notícias do dia

Elon Musk mostra primeiro túnel funcional da Boring Company; o estanho caso das encomendas da Amazon que estão a ser abertas antes de serem entregues; a Apple violou regras da App Store ao fazer publicidade via notificações; o Lenovo Z5 Pro GT é o primeiro smartphone com Snapdragon 855; temos o aspirador Xiaomi Roborock S50 a €369 com envio da Alemanha; e a Samsung pede patente para ecrã verdadeiramente holográfico.

Antes de passarmos às notícias, relembro que continua a decorrer o nosso mega-passatempo de Natal com 31 dias de prendas que hoje está a oferecer um powerbank Asus ZenPower 10050mAh.

Facebook deu acesso privilegiado a parceiros especiais



As notícias sobre os atropelos do Facebook não param, desta vez com a acusação de que o Facebook dava acesso especial a parceiros especiais, expondo ainda mais os seus utilizadores.

Em causa estão coisas como dar acesso ao Bing da MS para ver os nomes de todos os amigos de cada utilizador sem consentimento expresso; que o Netflix e Spotify tinham acesso às mensagens privadas dos utilizadores; que a Amazon conseguisse obter nomes e contactos dos amigos; ou que a Yahoo! pudesse ver tudo o que fosse publicado pelos amigos - contrariando a indicação do Facebook de que isso era algo que tinha sido desactivado há anos.

Como de costume, a equipa de "salvamento" do Facebook já emitiu um comunicado a dizer que isto é tudo normal e que não fez nada de errado, e que o poder está sempre nas mãos dos utilizadores. Excepto...


Facebook segue localização dos utilizadores mesmo com GPS desligado



Desactivar o acesso à localização na app do Facebook de pouco serve para evitar que o Facebook saiba por onde se anda e utilize essa informação para apresentar publicidade geo-localizada. Embora a empresa garanta que, ao se desligarem os serviços de localização (GPS) também não utilizam a localização via WiFi, o efeito prático acaba por ser nulo, já que o Facebook continuará a utilizar a localização aproximada conseguida através do endereço IP - e sem que os utilizadores nada possam fazer quanto a isso (a não ser utilizando uma VPN, mas continuariam a ser alvos para a publicidade direccionada para o ponto de saída da VPN).

Caso não queiram que o Facebook saiba por onde andam, a única solução é mesmo não utilizar o Facebook e utilizar um bloqueador dos scripts de tracking do mesmo. E mesmo assim... não ficaria 100% seguro.


Calendars 5 da Readdle ganha atalhos da Siri e app Apple Watch



A Readdle vai lançar uma actualização da sua app Calendars 5 amanhã, que a torna ainda mais útil. Para começar, temos finalmente a integração com os atalhos da Siri, permitindo criar acções específicas (como mostrar eventos, abrir tarefas, criar novos eventos ou tarefas, etc.) através de comandos de voz criados por nós.

Adicionalmente, quem tiver um Apple Watch também poderá tirar partido da nova app para watchOS que dá acesso a coisas como criar eventos (por voz ou através do "scribble") directamente a partir do pulso e sem necessidade de pegar no iPhone, e todo um novo conjunto de "complicações" que poderão ser integradas nos watch faces.


Projecto nacional SheepIT usa ovelhas para limpeza de vinhas e pomares



As ovelhas no universo tecnológico são normalmente associadas às preferências de certas pessoas por determinadas marcas, mas desta vez vamos falar de ovelhas mesmo a sério. Investigadores da Universidade de Aveiro desenvolveram o sistema SheepIT que permite utilizar estes animais para fazerem a limpeza de pomares e vinhas.

As ovelhas e cabras há muito que são usadas para limpar terrenos de ervas - de forma bastante mais ecológica e eficiente que utilizando pesticidas - mas tradicionalmente não podiam ser colocadas em determinados terrenos por também comerem os próprios frutos. Este projecto resolve isso com uma coleira electrónica que incentiva os animais a focarem-se apenas nas ervas rasteiras e deixarem em paz as folhas e ramos de videiras, frutos, etc. O sistema permite até monitorizar a localização do rebanho, de forma a detectar potenciais anomalias no comportamento dos animais (em caso de doenças, ataques de predadores, etc.)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário: