2018/12/27

Notícias do dia

Suporte de monitor Girin da Samsung corrige postura dos utilizadores; vê todos os
locais onde já estiveste no Google Maps; Google Photos aumenta Live Albums para 20 mil fotos; Tesla multiplica rede de carregamento supercharger na Europa em 2019; bug no Chrome permite encravar o browser ao visitar site malicioso; e remoção de vídeos do YouTube e Facebook dificulta investigação de crimes de guerra.

Antes de passarmos às notícias, relembro que continua a decorrer o nosso mega-passatempo de Natal com 31 dias de prendas que hoje está a oferecer uns headphones Bluetooth Bolt1; e que o nosso meeting mensal é já este sábado.

SpaceX mostra a sua Spaceship em aço inoxidável



Depois de nos habituarmos a ver as naves espaciais a serem feitas de avançados materiais compostos, eis que Elon Musk volta a surpreender ao mostrar a Spaceship da SpaceX com uma cobertura no aparentemente comum aço inox.

Para além de dar à nave uma aparência que irá replicar as imagens das aventuras sci-fi do século passado, Elon Musk já veio explicar que se trata de uma liga de aço inoxidável diferente daquela que é utilizada "para tudo", e que acaba por ter uma relação resistência / peso que, embora seja pior que a fibra de carbono à temperatura ambiente, é ligeiramente melhor em temperaturas criogénicas e muito melhor a altas temperaturas. E uma vez que o processo de reentrada leva ao extremo as temperaturas... esta opção acabará por ser a ideal para uma nave reutilizável.




Samsung vai levar 8 projectos do C-Lab ao CES 2019


Para além do curioso suporte de monitor Girin que corrige a postura dos utilizadores, a Samsung tem mais uma série de projectos do seu C-Lab para mostrar no CES.

Um dos que poderá ser mais interessante é o Medeo, que promete tratar da edição de vídeo enquanto se está a gravá-lo em tempo real (e que seria de grande utilidade para todos os que nem querem ouvir falar em "edição"). Mas para além disso, temos o Tisplay que consegue inserir publicidade na roupa de pessoas a fazerem live streaming; o aiMo para gravação de sons ASMR num smartphone; o Primsit que cria uma perspectiva temporal sobre qualquer notícia, para melhor a enquadrarmos; um criador de perfumes; uma lâmpada de secretária inteligente, capaz de criar o ambiente luminoso ideal para cada situação; e o SnailSound para pessoas com dificuldades auditivas que calibra um auricular de modo a que ouçam com mais facilidade.




Tesla compromete-se a pagar benefícios nos Model 3 atrasados



Nos EUA a Tesla está a dar um generoso "jeitinho" aos clientes que tinham encomendado o seu Model 3 esperando recebê-lo antes do final do ano para terem acesso a um desconto federal de $7500 - já que a partir de Janeiro esse valor irá ser reduzido para metade.

Foi Elon Musk que veio dizer que a Tesla estará disposta a reembolsar os clientes e a suportar os $3750 em falta nos casos em que falhar a entrega; mas ressalvando que isso se aplicará apenas aos casos em que a Tesla já tinha prometido a data de entrega antes do final do ano, e em que o cliente também terá feito todos os possíveis para o receber atempadamente.



Doomba converte mapas dos Roomba para o DOOM




A capacidade dos Roomba criarem um mapa da casa dos seus utilizadores está finalmente a ser aproveitada para fins bem mais educativos - se considerarem que jogar o clássico DOOM num mapa da vossa própria casa se enquadra na categoria de coisas educativas.

O processo de utilização deste DOOMBA não é propriamente o mais imediato, mas é algo que qualquer utilizador conseguirá replicar com um pouco de paciência e seguindo os passos com alguma atenção.

... Este é o tipo de coisa que deveria ser bastante mais comum e num maior número de jogos. Porque motivo não podemos jogar GTA V, ou Forza Horizon 4, num mapa da nossa cidade ou país? Ou jogar um jogo de survival horror num mapa de um centro comercial à nossa escolha? :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)