2019/01/10

Notícias do dia

Xiaomi revela Redmi Note 7 com 48MP por €128; Xiaomi Poco F1 vai gravar vídeo 4K a 60fps em Fevereiro; Powercast lança carregador wireless para os Joy-cons da Nintendo Switch; BOE mostra ecrã dobrável com raio de dobragem de 1mm; Ring lança câmara para óculo das portas; e foram detectadas mais 85 apps de adware na Play Store que chegaram a 9 milhões de pessoas.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos novo passatempo do gadget da semana, desta vez com a oferta de uma fita LED com activação por gestos.

Samsung revela Galaxy S10 e smartphone com ecrã dobrável a 20 de Fevereiro



Contrariando as previsões, a Samsung antecipa-se ao MWC e marcou um evento Unpacked (deveria ser Unfolded) para 20 de Fevereiro em São Francisco e em Londres. Um evento no qual a empresa não só deverá revelar a nova família Galaxy S10 como também o muito aguardado - e há muito prometido - modelo com ecrã dobrável.

As coisas parecem bem encaminhadas para que o Galaxy S10 se torne num modelo marcante, dando o salto para o "full-screen" e adoptando o sensor de impressões digitais no ecrã; e o modelo com ecrã dobrável... bem, neste momento só terá como objectivo mostrar que é possível, mas seguramente muito ainda haverá a fazer em termos de melhorar essa tecnologia, tanto a nível do hardware como a nível do software para tirar partido do formato de ecrã.


Projecto The Ocean Cleanup regressa à doca sem ter limpo o oceano



O projecto The Ocean Cleanup, que apostou numa barreira flutuante que supostamente seria capaz de limpar os oceanos da praga do plástico, regressou à doca após alguns meses em operação, danificado e sem ter conseguido atingir os seus objectivos. Objectivos que desde logo pareciam demasiado ambiciosos, e que agora servem para dar razão às vozes críticas.

Vários especialistas tinham alertado desde logo que o sistema não seria capaz de resistir ás condições reais nos oceanos - alertas que os responsáveis pelo projecto desvalorizaram - e que agora se vieram a confirmar; entre um coro de outras críticas de que existirão formas muito mais económicas e eficientes de combater o plástico nos oceanos. Há até quem assemelhe a situação a um paciente a sangrar numa sala de operações, perguntando se o mais importante é limpar o sangue que cai no chão, ou estancar a hemorragia que lhe dá origem?

Da nossa parte, há que fazer também todos os pequenos gestos que contribuam para isso, evitando ao máximo usar produtos plásticos de uso único / descartáveis.


Tesla deixa de produzir Model S e X de 75kWh


Comprar um Tesla Model S ou Model X nos EUA vai ficar substancialmente mais caro, já que irão deixar de ser produzidos os modelos de entrada de gama com baterias de 75kWh. Talvez como medida para os diferenciar do Model 3, estas gamas só irão contar com a bateria de 100kWh, o que faz com que as versões mais económica do Model S passe de 76 para 94 mil dólares; e o Modelo X passe de 82 para 97 mil dólares - uma diferença substancial.

A Tesla dá até domingo à noite para quem ainda quiser encomendar um dos Model S ou Model X "mais baratos".




Samsung mostra robots para companhia e trabalho


A Samsung levou ao CES 2019 os seus Samsung Bots, que espera que se venham a tornar nos companheiros robóticos do futuro. Para isso avança com diferentes modelos destinados a diferentes funções: desde o modelo que serve de companhia a cidadãos séniores, capaz de os lembrar de tomar remédios, auxiliar nas actividades físicas e até ajudar em caso de quedas; a modelos que poderão servir como assistentes de vendas; e até um que também conta com um purificador de ar integrado.

Considerando o envelhecimento da população, poderão muito bem vir a ser os acompanhantes com paciência infinita para nos aturar no futuro - quando os jovens já não o quiserem fazer.




Promoção do dia



Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)