2019/03/12

Notícias do dia

A NOS e Nowo escondem velocidades de upload dos tarifários; a World Wide Web celebra o 30º aniversário; o PS Now chega a Portugal com streaming de jogos PlayStation; Vodafone Pass com zero-rating chega ao fim no Reino Unido; Xiaomi Mi 9 Explorer Edition de 8GB+256GB chega este mês; e em Inglaterra vai começar a ser testado um cartão bancário com sensor de impressões digitais.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já temos novo passatempo a decorrer, que te pode valer um tablet de desenho; mas que ainda vais a tempo de participar na última pergunta do mini-teclado Bluetooth com trackpad.

Gedipe bloqueia trailer dos Cinemas NOS no YouTube


Em jeito de aperitivo para o que se tornará ainda mais comum com a aprovação do Artigo 13, eis que temos o curioso caso de até um simples trailer de um filme, publicado no YouTube pelos Cinemas NOS, ser bloqueado devido a questões de direito de autor pela Gedipe (Associação para a Gestão Coletiva de Direitos de Autor e de Produtores Cinematográficos e Audiovisuais).

Um triste sinal do futuro que não só nos aguarda após o Artigo 13... mas que, como se pode comprovar, já vai sendo a realidade - e um triste sinal para este dia em que se celebra o 30º aniversário da World Wide Web.


Adobe mata o Shockwave Player a 9 de Abril



À semelhança do que tem acontecido com o Flash, também o - em tempos popular - Shockwave chega ao fim, com a Adobe a anunciar a sua morte para 9 de Abril.

Tal como o Flash, o Shockwave nasceu para permitir criar conteúdos interactivos numa altura em que a web era sinónimo de textos e imagens estáticas. Mas, com a sua evolução desta e todas as novas potencialidades que permite, as ditas vantagens do Shockwave (e Flash) foram desaparecendo, ao ponto de agora se tornarem redundantes e completamente desnecessárias - isto para não falar na questão do poço de vulnerabilidades que eram.


Sony A7SII destruída por laser de remoção de tatuagens


Já é sabido que os lasers podem danificar os sensores de imagem das câmaras digitais, mas desta vez o possuidor de uma Sony A7SII foi surpreendido por ver isso acontecer até quando não estava a apontar a câmara directamente para um laser. O dispendioso incidente aconteceu ao filmar um processo de remoção de tatuagens com laser, e bastou o simples reflexo do laser na pele para ir queimando os pixeis do sensor de forma permanente.




Reino Unido expande zona de interdição de voo de aeroportos para 5 km



Para tentar evitar os casos com drones a voar perto de aeroportos que têm causado o caos nalguns aeroportos britânicos, a partir de amanhã entra em vigor uma zona de interdição aérea em redor dos mesmos que se expande de 1 para 5 km.

Não sei até que ponto é que a medida terá algum efeito prático, considerando que já era proibido voar a menos de 1 km de distância dos aeroportos, e isso não impediu que se tivessem drones a voar nessas áreas.


Apple marca evento para 25 de Março



Confirmando os rumores, a Apple já oficializou um evento para 25 de Março no Steve Jobs Theater em Cupertino. Um evento onde se espera que apresente o seu serviço de TV via streaming, para competir com a Netflix, Amazon Prime Video, Hulu e outros. É também de esperar que a par disto a Apple apresente o Apple News, um serviço de subscrição para acesso a jornais e revistas.

São serviços que há muito são esperados, mas que aparentemente têm sido adiados repetidamente devido a dificuldades nas negociações com os canais, estúdios e editoras. Vamos lá ver no que é que tudo isso resultou, no final do mês.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

2 comentários:

  1. Sobre o laser queimar o sensor, dá que pensar no mal que igualmente faz aos nossos olhos.

    ResponderEliminar
  2. Também fiquei totalmente pasmado com essa cena do laser...

    ResponderEliminar