2019/03/14

Notícias do dia

A Google já lançou o Android Q beta (e adicionou o DuckDuckGo ao Chrome); a Microsoft diz que o Windows 10 vai desinstalar actualizações que causem problemas, e que o Windows 7 começará a apresentar popups de "fim de vida" em Abril; novas fotos mostram as capacidades do mega-zoom do Huawei P30 Pro; e o Spotify apresentou queixa formal contra a Apple por concorrência desleal na App Store.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que já temos novo passatempo a decorrer, que te pode valer um tablet de desenho.

Samsung promete ecrã total com câmara invisível daqui a 1 ou 2 anos



A Samsung acabou de lançar a sua família Galaxy S10, que conta com ecrãs com furos para a câmara frontal, mas o fabricante sul-coreano está já de olhos postos no passo que se segue: adicionar uma câmara sob o ecrã, sem que seja necessário fazer um furo. Algo que já é feito por alguns dos sensores ópticos de impressões digitais que ficam sob o ecrã, mas que ainda enfrenta várias dificuldades a nível de permitir uma câmara "normal", sem que a qualidade de imagem seja drasticamente afectada.

Desafios que a Samsung acredita que conseguirá superar em breve, dizendo que espera lançar smartphones com ecrã total e com a câmara frontal "invisível" sob o ecrã dentro dos próximos dois anos.


AT&T volta a subir preço do DirecTV Now



Depois de ter prometido que a fusão com a Time Warner permitiria baixar o preço dos seus serviços, a AT&T aumenta pela segunda vez o preço do seu serviço DirecTV Now. Um aumento de $10 que se vem juntar ao aumento de $5 aplicado o ano passado, e que se faz ressentir ainda mais nalguns planos mais antigos que deixam de estar disponíveis.

Por exemplo, o acesso ao canal da HBO estava disponível por $5 e passará agora a custar $15. Nada como ir aumentando os preços até deixar de ter clientes...


Facebook, Instagram, WhatsApp e outros estiveram inacessíveis



Um pouco por todo o mundo, utilizadores depararam-se com o cenário pouco habitual de não poderem aceder correctamente a sites e serviços como o Facebook, Instagram, WhatsApp e outros. Embora ainda estejam por esclarecer as causas do incidente, as suspeitas até ao momento recaem novamente numa má configuração do BGP por parte de um operador Europeu, e que terá erradamente redireccionado o tráfego destinado a estes sites.

... Mais um incidente que relembra a "fragilidade" de algumas das infraestruturas da internet, e que terá que ser abordada - de preferência, quanto antes.

(E com isto, o Telegram ganhou 3 milhões de novos utilizadores!)

Actualização: o Facebook diz que tudo foi causado por um erro de configuração num servidor.


Google bate recorde do cálculo do Pi no dia do Pi



A Google decidiu celebrar o dia do Pi com um anúncio especial: bateu o recorde de cálculo deste número tão importante, calculando-o até 31.4 "triliões" de dígitos (os nossos biliões).

Para realizar esta monumental tarefa foi utilizada a Cloud da Google, com o processo a ter sido iniciado a 22 de Setembro de 2018 e terminado a 21 de Janeiro. O processo de verificação do resultado foi corrido por diversas vezes, tendo demorado entre 20 e 30 horas de cada vez. Durante o processo foram realizados 10PB de leituras e 9PB de escritas, que seriam suficientes para destruir 10 SSDs comerciais.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário: