2019/06/26

Notícias do dia

Sistema de pagamentos Apple Pay chega a Portugal via Revolut, N26 e Monese; BPI aposta nos SMS para autorizar operações - contrariando recomendações de segurança; Apple defende-se do Spotify dizendo que apenas cobra comissão sobre 0.5% dos subscritores; Facebook vai deixar desligar pontos de notificação; análise ao Devolo Magic 1; empresas de notícias podem ser processadas por comentários deixados no FB.

Antes de passarmos às notícias do dia não te esqueças de participar no gadget da semana que desta vez tem para oferecer uma smart bracelet Gocomma C1Plus, que temos alguns exemplares de livros RGPD da FCA para oferecer e, para terminar o mês de Junho em grande, relembro que o nosso meeting mensal é já este sábado.

Galaxy S10 5G chega à Alemanha antes das redes 5G



Estar na vanguarda da tecnologia não é tarefa fácil, pois depois temos casos como este, em que o Galaxy S10 5G fica disponível na Alemanha... antes de por lá haverem redes 5G disponíveis.

Por agora o S10 5G está disponível directamente da Samsung ou através da Deutsche Telekom, com a Vodafone a juntar-se ao grupo em breve. Em ambos os casos, os operadores dizem que a sua rede está "apta" a ser migrada para 5G, mas sem avançarem com datas concretas para isso - e por agora tendo apenas 5G num conjunto bastante limitado de locais apenas para testes. Por isso mesmo, se calhar ficam melhor servidos em não comprarem este smartphone de 1200 euros neste momento (o Galaxy S10 normal já se arranja a cerca de 720 euros) e só investirem num modelo 5G quando realmente houver cobertura que permita tirar partido disso.


MIUI Launcher ganha acesso às apps com gesto de deslizar para cima


Depois de anos sem app drawer a Xiaomi lá se dignou a adicionar uma ao seu MIUI Launcher, e agora traz-nos uma forma mais mais fácil para lhe aceder: um gesto de deslizar para cima em qualquer parte do home screen.




Galaxy S10 recebe certificação do Gabinete Nacional de Segurança



O Gabinete Nacional de Segurança aproveitou o C-Days 2019, a decorrer na Alfândega do Porto, para entregar à Samsung a certificação de segurança referente aos seus mais recentes equipamentos - Galaxy S10, Note 9 e série Galaxy A - validando a confiança na plataforma Knox da marca sul-coreana.


Na avaliação realizada pelo GNS foram examinados, entre outros, os processos de actualização do sistema operativo Android, a verificação do processo de arranque, e eficácia do Knox no isolamento seguro de dados sensíveis, não permitindo o acesso de aplicações móveis maliciosas.

Os equipamentos Samsung actualmente protegidos pela Knox e credenciados pelo GNS são: os Galaxy S10/S10+, S9/S9+, Note 9, A7, A40, A50, A70.


Malware Silex está a "brickar" dispositivos IoT vulneráveis



Há um malware à solta que tem como missão encravar todos os dispositivos IoT vulneráveis que encontrar. O Silex limita-se a tentar entrar em dispositivos IoT utilizando as credenciais predefinidas, e de seguida elimina o seu firmware com as consequências que se podem imaginar: os dispositivos ficam completamente inutilizados, e na maioria dos casos os utilizadores não terão a capacidade para os recuperar.

Com a proliferação de dispositivos ligados à internet, é de prever que este tipo de ataques se vá tornar cada vez mais frequente no futuro, relembrando a importância de apostar em dispositivos que garantam um mínimo de segurança - mesmo quando isso passa por obrigar os utilizadores a fazerem coisas tão básicas quanto mudarem o nome e palavra-chave de acesso aos produtos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)