2019/09/05

Notícias do dia

Vimos 10 destaques do Android 10; Asus apresenta portáteis com ecrã de 300Hz; o Huawei Mate 30 poderá dispensar botões físicos de volume; reconhecimento de gestos "Soli" do Pixel 4 não vai funcionar em todos os países; queixa sobre a retenção de metadados chega ao Tribunal Constitucional; temos um extensor WiFi 360 R1 a €9; e a Porsche revelou o Taycan... com preços e extras à Porsche, como seria de esperar.

Antes de passarmos às notícias do dia temos um novo passatempo FCA, com exemplares do livro "Scrum - A Gestão Ágil de Projetos" para oferecer ao longo da semana, E sendo o início do mês é também a altura ideal para aderires ao Clube AadM+.

Apple pode adicionar Touch ID aos ecrãs dos iPhones de 2020



A Apple não adicionou um sensor de impressões digitais no ecrã no iPhone X (como era esperado na altura), optando por lançar o Face ID; mas no próximo ano poderemos ter o regresso do Touch ID ao ecrã dos iPhones.

Voltam a surgir rumores que desta vez a Apple já estará a preparar a produção em volume de ecrãs com sensor de impressões digitais integrado, algo que se popularizou no último par de anos. Na altura pensava-se que a Apple não o teria feito por a tecnologia ser demasiado recente e ser uma aposta arriscada que a Apple não estava a fazer; mas posteriormente a Apple disse que nem sequer tinha considerado seriamente a utilização de tal tecnologia, e que tinha feito a aposta unicamente no Face ID. A verdade é que, por muito funcional que seja, continua a haver espaço para o Touch ID, que se torna mais prática para validar operações - que agora, mesmo com Face ID, têm que ser feitas com um duplo clique pouco natural no botão de power.


Samsung Galaxy Fold chega à Europa a 18 de Setembro



A Samsung avançou finalmente com a nova data de lançamento do Galaxy Fold, que chega a 6 de Setembro à Coreia do Sul, e a 18 de Setembro à Europa (Reino Unido, França e Alemanha). O que ainda não está confirmado é se o modelo europeu contará com 5G como o modelo que será comercializado na Coreia do Sul, já que isso parece ser uma funcionalidade que estará reservada apenas para alguns mercados.

O que se sabe é que o preço exorbitante deste modelo inclui um serviço VIP chamado Galaxy Fold Premier Service, que dará acesso a assistência a qualquer hora do dia e também estará disponível o programa Fold Advantage+, que promete substituir ecrãs danificados com desconto de 70%.

O Galaxy Fold irá custar 2000 euros na Europa. (Actualização: também teremos o Galaxy Fold 5G, por 2100 euros).


Orfox sai de cena e recomenda Tor Browser




Ligar às redes Tor em Android era algo que implicava utilizar duas apps separadas: a Orbot para a ligação e o Orfox para a navegação; mas o processo foi simplificado com o lançamento do Tor Browser, que fazer um "2-em-1". Com isso, deixa de fazer sentido manter o sistema antigo, motivo pelo qual o Orfox será descontinuado.

A partir de agora, quem tentar aceder ao Orfox será direccionado para a instalação do Tor Browser. No entanto, a Orbot continuará disponível, permitindo redireccionar apps e tráfego para a rede Tor, o que possibilita a sua utilização com qualquer browser, caso não queiram usar o Tor Browser.


NOS faz regressar velocidade da internet à normalidade



Depois de em Julho ter reduzido a velocidade da internet para metade sem qualquer justificação nem explicação (nem qualquer reembolso aos clientes), pelo menos há que ressalvar que no mês seguinte a NOS parece ter resolvido os problemas que existiam - pelo menos nalgumas zonas - passando a fornecer as velocidades contratadas.

Pena é que coisas como estas tenham que estar a ser controladas pelos clientes, em vez de serem disponibilizadas pelo operadores de forma pró-activa. Interrogo-me quantos clientes nem sequer repararão se o seu operador estiver a fornecer apenas metade do que era suposto fornecerem.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)