2019/10/02
Huawei Mate 30 perde instalador de apps da Google e SafetyNet
A situação do Huawei Mate 30 e das apps da Google está a tornar-se numa verdadeira telenovela, agora com o desaparecimento do instalador não oficial das apps Google, e também a perda da certificação SafetyNet.
O lançamento do Mate 30 sem as apps da Google complica imensamente a vida da Huawei no ocidente, mas os fãs depressa descobriram que havia forma de as instalarem manualmente - e que, curiosamente (ou não) até parecia ter contado com uma ajudinha da da Huawei. Mas agora passamos a um novo capítulo que tem gerado imensas teorias da conspiração...
O site lzplay net que alojava o instalador das apps e serviços Google para o Mate 30 deixou de estar acessível e, para "ajudar", o Mate 30 deixou de passar no teste de segurança SafetyNet da Google.
Na verdade, a surpresa era que o Mate 30 passasse o teste SafetyNet, uma vez que não deveria ter havido qualquer parceria entre Google e Huawei; mas o facto de inicialmente passar e agora não, a par do desaparecimento do instalador não oficial das apps Google (com acesso privilegiado ao Android da Huawei) fazem suspeitar que estes acontecimentos estejam relacionados.
Esperemos que a Huawei ou a Google possam esclarecer o que se está a passar, mas o que é certo é que, se não houver forma não oficial de colocar a Play Store no Mate 30, a Hauwei terá a vida imensamente mais complicada para o comercializar entre nós.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
É um alturas como esta que fazem falta vozes como a do Richard Stallman.
ResponderEliminarIsto é a prova de que já perdemos muito mais do que aquilo que sequer sonhamos.
*em alturas
ResponderEliminarSabes que ouve tempos em que até admirava algumas posições do Richard, mas com o tempo e depois de estar muito envolvido na comunidade Linux comecei a perceber que ele é um fanático, como todos os tipos de fanatismo são condenáveis, fazem se perder objectividade e depois este Richard como ser humano é uma bosta, não sei se acompanhas o que ele defende para além do software livre, com pessoas como ele não é fácil o software livre ganhar muito mais asas.
EliminarSim, como ser humano deixa mesmo muito a desejar, é triste mas verídico.
EliminarMas o problema é que com a sua recente demissão, existe menos uma voz a denunciar este tipo de situações em que, literalmente, o utilizador final está totalmente dependente das vontades ou caprichos dos políticos norte americanos.
O software livre deveria ser um desígnio básico da humanidade.
Com a saída de cena do tipo, cada vez mais poderemos considerar esse conceito como extinto.
Terá, com muita certeza, a ver com isto e com a respectiva thread que se desenrolou no Twitter - cortesia do criador do Magisk, John Wu.
ResponderEliminarhttps://medium.com/@topjohnwu/huaweis-undocumented-apis-a-backdoor-to-reinstall-google-services-c3a5dd71a7cd