2019/10/03

Notícias do dia

Isenção de IVA nas compras extra-comunitárias até €22 desaparece em 2021; estores motorizados da Ikea já disponíveis em Portugal; Microsoft revela Surface Duo dobrável com Android e Surface Neo com Windows 10X (mas só chegam no final de 2020); Pixel 4 faz chamadas de emergência em caso de acidente de automóvel; nas promoções temos o Teclast T30 a €183; e a Google adicionou serviço de validação da segurança das passwords ao Chrome.

Antes de passarmos às notícias do dia, não te esqueças que temos livros Big Data da FCA para oferecer ao longo da semana; e sendo início do mês é também a altura ideal para aderires ao Clube AadM+ que dá acesso a passatempos exclusivos e descontos em múltiplas lojas e serviços.

Tim Cook diz que Apple tenta manter preços "tão baixos quanto possível"



A Apple não será uma marca que a maioria das pessoas associe a preços baixos, mas é precisamente isso que o seu CEO Tim Cook garante, referindo-se à redução de preço que houve do iPhone XR para o iPhone 11, e do futuro serviço de streaming Apple+ ser mais barato que a Netflix.

Pior é quando tenta justificar-se contra as acusações de "monopólio", dizendo que os utilizadores podem aceder a conteúdos alternativos via browser sem qualquer restrição da Apple, e dizendo que a Apple apenas tem 30 ou 40 apps na App Store, face aos 2 milhões de apps de outros developers; equiparando a Apple a um supermercado que se limita a vender produtos próprios ao lado dos de outras marcas. O que lhe parece passar ao lado, é que o que está em causa é a a Apple insistir em ser o único "supermercado", onde só entram os produtos que lhes apetecer deixar entrar. Venham de lá uns supermercados alternativos, e fica o assunto arrumado.


Tesla bate recorde de entregas no 3º trimestre



No 3º trimestre de 2019 a Tesla produziu 96155 automóveis e entregou 97000, superando o recorde do trimestre anterior (87048 fabricados e 95200 entregues). Ainda assim, ficou aquém as promessas de Elon Musk, que tinha dito que este trimestre seriam entregues 100 mil automóveis, levando à imediata penalização nas acções da empresa.

Também em Portugal a Tesla regressou ao topo dos eléctricos mais vendidos, distanciando-se da Nissan na segunda posição.


Smart Summon da Tesla já foi usado mais de meio milhão de vezes




O novo Smart Summon da Tesla só chegou na actualização V10 do Autopilot há poucos dias, mas já foi utilizado 550 mil vezes. No entanto, o novo modo que permite chamar o carro em parques de estacionamento e servir como aperitivo para o modo 100% autónomo já começou a gerar polémica, devido aos vídeos que mostram vários acidentes. De notar que o modo é apresentado como "beta" e necessitando da atenção permanente do "condutor", e que a maioria dos casos que têm surgido são de situações de outros condutores que não os vêem e batem neles. Mas ainda assim, há situações estranhas, como esta que aparentemente terá acontecido com o Smart Summon ao tentar tirar o carro de uma garagem.



No entanto, se temos meia dúzia de incidentes entre mais de 550 mil activações do sistema... dá uma taxa de sucesso de 99.99%, o que não será nada mau para uma função beta.


Revelados detalhes sobre a bateria de "1 milhão de milhas"

A prometida bateria que seja capaz de resistir a 1.6 milhões de quilómetros nos automóveis parece estar bem próxima da realidade. Investigadores criaram uma bateria que não só é capaz de resistir a inúmeros ciclos de recarregamento, como também aumentam a densidade de energia para os 200Wh/kg (face aos 150Wh/kg das melhores baterias actuais).

A conclusão é a de que estas baterias tornarão possível o objectivo de criar veículos onde a bateria seja capaz de aguentar toda a vida útil do veículo, e de aguentarem pelo menos duas décadas de utilização em aplicações de armazenamento de energia na rede eléctrica. Considerando que se tratam de investigadores com ligações à Tesla, espera-se que seja esta a tecnologia que venham a utilizar na sua próxima geração de baterias.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)