2019/11/22

Notícias do dia

A Tesla já revelou a sua carrinha Cybertruck futurista; Rússia proíbe venda de equipamentos sem apps russas pré-instaladas; AmpliFi lança router Alien com WiFi 6; o novo tablet Huawei MatePad Pro replica design do iPad Pro; Twitter já deixa desactivar SMS para autenticação 2FA; e Amnistia Internacional alerta para o fim da privacidade na era Google e Facebook.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo para gadget da semana, desta vez dedicado a um carregador wireless Choetech - participa.

Balões da Google vão levar internet à Amazónia



O projecto Loon da Google parece estar finalmente pronto para começar a ter aplicação no mundo real, celebrando um contracto com a Telefonica para levar internet às regiões mais remotas da Amazónia.

É o terceiro contrato conseguido pela Loon, mas permanece a questão se o serviço será sustentável a médio e longo prazo, considerando a iminência das redes de satélite como a Starlink da SpaceX (e outras do género), e que potencialmente irão permitir uma cobertura global sem terem que lidar com balões. Tudo irá depender dos preços dos serviços de uns e outros...


Google Cloud Print encerra a 31 de Dezembro de 2020



Nenhuma mudança de ano estaria completa sem o encerramento de um qualquer serviço da Google, e este ano é a vez do Google Cloud Print - o serviço que visava facilitar a impressão a partir de dispositivos móveis usando a cloud para aceder às impressoras - e que encerra a 31 de Dezembro.

Curiosamente, e mantendo outra tradição da Google, mesmo contando já com quase 10 anos de existência, serviço manteve-se sempre como "beta"... do seu lançamento ao seu encerramento.




Emails dinâmicos AMP chegam ao Gmail para Android e iOS



Depois do Gmail na web, a Google faz chegar o suporte do AMP for Email à app Gmail para Android e iOS, significando que também aí os utilizadores poderão ter acesso a emails dinâmicos, que apresentem informação actualizada ou permitam realizar acções directamente a partir do email (confirmações, adicionar eventos, etc.).

A aposta da Google no AMP continua a não ser consensual, quer na web quer neste caso dos emails, mas isso não a tem impedido de continuar a incentivar o seu uso. Quanto a mim, haveria muitas mais coisas que deveriam ser prioritárias na app do Gmail; e refiro-me a coisas básicas que continuam a não poder ser feitas, como seleccionar texto de um email depois de fazermos uma pesquisa, ou simplesmente o "marcar como não lido" a partir de um determinado email numa conversação.


Amazon lança balança inteligente para escritórios



Continuando o caminho de transformar todas as coisas em "coisas inteligentes", a Amazon revelou uma balança Dash Smart Shelf concebida para ser usadas em empresas e escritórios, com a capacidade de fazer compras automaticamente assim que o stock se estiver a esgotar.

Por exemplo, colocando-se a balança como base para resmas de papel, assim que o papel atingir um valor mínimo, a balança poderá fazer a encomenda automática (via Amazon, claro) de modo a repor o stock de forma automática. E o mesmo poderá ser feito com todo o tipo de consumíveis... incluindo café.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)