2019/11/27

Notícias do dia

Alertas Cell Broadcast com maior precisão via GPS; Samsung Galaxy Fold chega a Portugal por 2049 euros; novo MediaTek Dimensity 1000 supera Snapdragon 855+ e Apple A13 no AnTuTu; espreitamos 15 distros Linux compactas; vimos um cadeado Xiaomi Youdian Kitty com sensor de impressões digitais por €18; e o Facebook tenta recolha de dados de forma menos polémica com nova app Viewpoints.

Antes de passarmos às notícias de hoje, está a começar novo passatempo do gadget da semana, dedicado a uns earphones Bluedio Hi TWS - participa. E não se esqueçam que o nosso meeting mensal é já este sábado.

Campeão de Go que perdeu para Alpha Go abandona competição profissional



Lee Se-dol, o campeão de Go que perdeu com o desafio com o AlphaGo da Google, vai abandonar as competições profissionais por considerar que será impossível um humano superar a Inteligência Artificial. Mesmo tendo conseguido vencer um dos cinco desafios, Lee diz que tal se terá devido a um bug, e que não poderá a competir sabendo que há uma "entidade" que será sempre superior a si e imbatível no jogo.

Está no seu direito, mas parece-me que será mais uma desculpa para abandonar a competição enquanto está "no topo". Muitas outras áreas foram dominadas pelas máquinas e computadores ao longo dos anos, e não é por isso que vemos os profissionais a abandonar os sectores. Não será por um dia se ter robots capazes de jogar ténis melhor que humanos que deixará de fazer sentido as competições entre tenistas. Pelo contrário, até pode incentivar a que se encontrem novas tácticas que possam baralhar as ditas "inteligências artificiais", para ver até que ponto são realmente inteligentes.



Samsung e Huawei crescem no 3º trimestre - Apple cai



As vendas de smartphones caíram ligeiramente (0.4%) no 3º trimestre segundo as estatísticas da Gartner, mas a Samsung e Huawei conseguiram bons resultados, crescendo de 18.9% para 20.4% e de 13.4% para 17% respectivamente. Já a Apple, assistiu a uma queda de 11.8% para 10.5%.

A época de promoções da Black Friday, seguida pelo mês de Natal, poderão alterar substancialmente estes números. Mas, o mercado tem optado cada vez mais pelos smartphones de gama média, que representam a melhor relação desempenho / preço, e que é melhor aproveitado por marcas com boas ofertas neste segmento.


Raio-X revela botão na smart battery case do iPhone



A Apple surpreendeu os fãs ao incluir um botão dedicado para tirar fotos na sua capa com bateria integrada para os iPhones. E agora, temos fotos em raio-X que revelam como é que isso foi feito. Para além da bateria e bobine de carregamento wireless, estas capas baterias têm um conjunto apreciável de componentes electrónicos - com o botão a ser ligado a essa placa principal do sistema, que fica interligada com o iPhone através da ficha lightning.

Mas a principal primeira conclusão é a de que não se trata de nenhum sistema "simples" que possa ser facilmente replicado por fabricantes de capas concorrentes ou aplicado noutros acessórios.


MS descreve funcionamento do engenhoso cryptominer Dexphot


A Microsoft revelou um novo malware (cryptominer) que usava as máquinas infectadas para gerar criptomoedas, mas que recorre a uma série de técnicas avançadas para tentar passar completamente despercebido e indetectado. O Dexphot usava técnicas como mudar o nome dos ficheiros várias vezes por hora, infectar processos legítimos de modo a que fossem eles a realizar as tarefas (e dificultando a detecção de processos "estranhos"), e processos de "backup" para garantir que continuava em funcionamento no caso de o tentarem remover (múltiplos processos em execução, tarefas agendadas, etc.)

O Dexphot já terá infectado mais de 80 mil computadores, e demonstra que este tipo de técnicas avançadas, anteriormente só encontradas em malwares bastante especializados, se tem popularizado até em malwares mais "comuns" - e tal deverá continua a acontecer no futuro.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)