2020/01/10

Notícias do dia

MEO lança serviço eSIM e aumenta pressão sobre a Vodafone; Panasonic mostrou óculos VR mais "normais" no CES; Google promete um Google Assistant mais prático de utilizar para 2020; Hisense criou um smartphone com ecrã e-Ink a cores; placa Asus Hyper M.2 x16 combina 4 SSDs M2 PCIe 4.0 para desempenho ultra-veloz; e ainda como a capitulação ao DRM na web está a matar os browsers open-source.

Antes de passar às notícias do dia, relembro que já foram revelados (e contactados) os vencedores do nosso mega-passatempo de Natal. E que também arrancam os passatempos semanais, com a oferta de exemplares do livro C++ Guia Moderno de Programação da FCA.

Mensagens internas entre funcionários da Boeing revelam panorama assustador



A situação da Boeing vai de mal a pior. Ainda sem data para que os polémicos 737 MAX voltem a voar, e após os relatos dos bugs que podem fazer apagar os ecrãs durante a aterragem, surgem emails e mensagens de discussões internas entre funcionários que se revelam bastante perturbadoras, indo de coisas como funcionários a dizerem que não deixariam membros da sua família voarem nestes aviões; e outros que dizem não se perdoarem por terem ajudado a esconder as falhas que sabiam que existiam.

Noutro caso, um executivo da Boeing conseguiu dar a volta" aos pedidos de uma companhia aérea que pedia treinos em simuladores para estes aviões; gabando-se em seguida a um colega de que os seus "poderes mentais de Jedi" tinham funcionado.

Cenário nada abonatório que vai deixando a Boeing numa situação de onde será cada vez mais difícil recuperar...


Smartwatches e trackers já chegam aos pulsos de 21% dos norte-americanos



Segundo as estatísticas do Pew Research Center, a adesão aos wearables continua a crescer e faz com smartwatches e braceletes de tracking cheguem já aos pulsos de 21% dos norte-americanos. (E com smartwatches a €18 é fácil perceber como.)

Embora haja cada vez mais pessoas interessadas nas funcionalidades destes dispositivos, a confiança na partilha dos dados recolhidos para estudos científicos continua a estar bastante dividida: praticamente metade dos utilizadores de wearables (47%) diz não estar disposto a partilhar os seus dados de saúde, embora seja também relevante que mais de metade diga estar disposta a isso.


ViewSonic lança "monitor" OLED Elite XG550


Os OLED têm tardado em chegar aos computadores (ocasionalmente já há alguns fabricantes que o vão fazendo), mas quando se pensava que a ViewSonic poderia estar na linha da frente para o fazer com este seu novo monitor OLED Elite XG550... descobrimos que afinal é um "monitor" de 55" - na prática equivalente a utilizar um televisor OLED como monitor.

Como seria fácil de inferir, este monitor usa um painel OLED da LG, o mesmo que é utilizado na esmagadora maioria dos televisores OLED de 55" no mercado. Pela parte positiva, e tendo já acumulado várias horas contínuas a jogar numa TV OLED, posso confirmar que a questão do burn-in já não será preocupante para um tipo de uso considerado "normal".


Amazon diz que extensão "Honey" de descontos comprada pela PayPal é maliciosa



A hostilidade entre Amazon e PayPal prepara-se para subir de tom, com a Amazon a indicar que a extensão Honey, que facilita a identificação de bons negócios e cupões de desconto para produtos na Amazon, é um risco de segurança. É um alerta que surge apenas após a empresa responsável pela extensão ter sido comprada pela PayPal, já que durante anos a Amazon não fez qualquer advertência à utilização da mesma.

No alerta mostrado aos visitantes a Amazon refere que a extensão "espia" os produtos que os utilizadores visitam e compram, e que pode ter acesso aos dados em qualquer outro site (o que se aplica a qualquer outra extensão que modifique as páginas) - mas o facto de apenas ter surgido semanas após a compra por parte da PayPal parece indicar que o verdadeiro problema seja com o novo dono e não com a extensão em si. Já que, de outra forma, também teria que apresentar alerta idêntico a todas as demais extensões que têm funcionalidade idêntica.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)