2020/01/15

Notícias do dia

Redes 5G são inseguras e já nada se pode fazer para o evitar; Google prepara gravação de chamadas nos Android; iPhone 9 poderá marcar o adeus ao Touch ID; análise ao Samsung Galaxy A30s; Android deixa de mostrar notificações para apps actualizadas; Aberto até de Madrugada já está disponível no Google News e Feed; e ainda o drama de uma password errada no Windows.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não deixes de participar no passatempo do gadget da semana que te pode vale uma pen USB Teclast com 64GB.

Chrome vai abandonar identificação específica do browser e bloquear cookies



A Google está a avançar com uma série de alterações no Chrome para promover a privacidade dos utilizadores, e ao longo deste ano iremos assistir a algumas mudanças significativas. Para começar, o tradicional "User Agent" indicado pelos browsers vai ser simplificado, passando apenas a indicar que o utilizador está a usar o Chrome, mas sem especificar se se trata do Chrome a correr em Windows, ou Macs, ou num smartphone - dados que muitas vezes eram abusados para o tracking dos utilizadores.

Para o ano seguinte vem algo ainda mais "problemático": o bloqueio dos cookies 3rd party, o que dificultará o processo de tracking entre sites. Dificultará... para alguns - já que para os gigantes como a Google, Facebook, e outros, a existência dos seus scripts na maioria dos sites (dos simples botões de like aos serviços de estatísticas ou apresentação de publicidade) fará com que continuem a ter uma leitura eficaz do tipo de utilização que é feita na web.


YouTube para iOS ganha filtros para gerir subscrições



À medida que se vão adicionando mais e mais subscrições ao YouTube começa a ser complicado gerir o que se vai ver a seguir, mas finalmente chegam ferramentas para facilitar essa tarefa - por agora à app do iOS.

Em vez de agrupar tudo o que subscrevemos, passamos a ter filtros que permitem aceder rapidamente a:
  • Today - vídeos publicados nas últimas 24 horas
  • Continue Watching - vídeos que se começou a ver mas não se terminou
  • Unwatched - vídeos ainda não vistos
  • Live - para emissões ao vivo
  • Posts - publicações dos canais subscritos (sem vídeos)
  • All - todos os vídeos, como mostra actualmente

Embora por agora estes filtros só estejam disponíveis na app do YouTube para iOS, está prometida para breve a sua chegada à app Android.


Apple prepara "Pro Mode" para acelerar MacBooks



Os modos de poupança de energia já são bastante conhecidos nos portáteis, mas a Apple prepara-se para fazer o oposto e também disponibilizar um "Pro Mode" para os MacBooks que permitirá maximizar o desempenho, à custa da redução da autonomia e aumento da velocidade das ventoinhas.

É algo que já está disponível há muito em portáteis de outros fabricantes, com especial foco nos portáteis para jogos, que invariavelmente oferecem modos de "alto desempenho" para esse efeito.


Firefox Voice dá comandos de voz ao Firefox



Embora ainda esteja em estado experimental, quem desejar assistir a utilização do Firefox com comandos de voz já pode dar uso ao Firefox Voice. Com esta extensão instalada, é possível controlar o Firefox através da voz, o que será de especial interesse para utilizadores que tenham limitações na utilização de um teclado e que prefiram este modo de interacção.




Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)