2020/02/04

Notícias do dia

Elon Musk quer acabar com baterias modulares nos Tesla; Google Photos enviou vídeos privados para desconhecidos; serviço de streaming Apple TV+ chega às TVs LG; app Doublicat cria GIFs deepfake com uma só selfie; Google Assistant e Alexa superam Siri nos primeiros-socorros; e ainda a difícil vida da Huawei sem as apps da Google.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já temos novo passatempo do gadget da semana que te pode vale um cartão microSD 64GB. Também temos livros SCRUM da FCA para oferecer. E, sendo final do mês, é a altura ideal para aderires ao Clube AadM+ para teres acesso a passatempos exclusivos entre outras vantagens.

Messenger Kids deixa pais ter mais controlo sobre conversas dos filhos



Sabendo-se que o direito à privacidade das crianças não invalida que os pais devam ter algum tipo de controlo sobre o que fazem, muitos irão apreciar as novas ferramentas disponibilizadas pelo Facebook para o Messenger Kids, que permitem aos pais acederem a informação relevante sobre as comunicações dos seus filhos.

Os pais poderão ver com quem é que os seus filhos têm conversado e qual a frequência das comunicações nos últimos 30 dias, para determinarem se há algum padrão estranho; podem ver as imagens e vídeos que enviaram ou receberam (e remover conteúdos que achem inapropriados); ver que contactos foram bloqueados; e também ver em que dispositivos a conta dos filhos está com login feito, com opção para fazerem logout  (ideal para os filhos que possam usar computadores de amigos e depois se esqueçam da conta aberta). Há também a opção para requisitar o download de toda a informação do Messenger Kids da sua conta, incluindo as mensagens, mas sendo a criança notificada que os seus pais o fizeram.


ProtonVPN passa a open-source



Procurando diferenciar-se dos demais serviços de VPN e promover a transparência e confiança, a ProtonVPN passou a disponibilizar todas as suas apps como open-source e auditadas.

Quer isto dizer que as apps para Windows, macOS, Android, e iOS podem agora ser analisadas por toda e qualquer pessoa que queira ver o que as apps estão realmente a fazer, e contando com uma auditoria de segurança ao seu código font. Um excelente passo que se torna numa referência a seguir por outros serviços de VPN.


Android 10 chega ao... Galaxy S2



Num mundo onde as actualizações Android são aquilo que sabemos, não deixará de ser significativo que o Android 10 esteja agora disponível para o velhinho Samsung Galaxy S2 de 2011. Obviamente não se trata de nenhuma actualização oficial da Samsung mas sim de uma versão do LineageOS 17, e importará também alertar desde já que é uma versão alpha que conta ainda com inúmeros bugs e que não é, nesta fase, recomendada para uso diário.

Dito isto, é inspirador ver como seria possível ter smartphones com quase uma década actualizados com o mais recente sistema operativo - se se vivesse num mundo perfeito onde onde os fabricantes promovessem a longevidade de utilização dos seus produtos em vez da troca cíclica a cada um ou dois anos. (Ok, a Samsung até disponibilizou uma actualização oficial para o Gear S2 com 5 anos...)


Microsoft Teams em baixo por esquecimento de renovação de certificado



Demonstrando que ninguém está imune a esquecimentos embaraçosos, o serviço Microsoft Teams ficou indisponível devido à MS se ter esquecido de renovar um certificado de segurança e impossibilitar a ligação via HTTPS.

É certo que "errar é humano", mas não se poderá negar que será muita má publicidade para uma empresa que até produz software de gestão como o System Center Operations Manager que, entre as suas funcionalidades, inclui a gestão dos certificados para evitar situações como esta. A situação ficou rectificada em cerca de 3 horas, mas foram 3 horas que irão permanecer no seu histórico durante muito mais tempo.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)