2020/03/10

Notícias do dia

A Tesla já construiu o seu carro nº "1 milhão"; painéis informativos que mostram a evolução do COVID-19 em Portugal em tempo real; Apple lança vídeo de 5 horas do Hermitage gravado num iPhone 11 Pro de forma contínua; Xiaomi volta a falhar e lança Android 10 para o Mi A2 Lite com bugs que podem encravar o smartphone; Philips Hue bridge original perde funcionalidades online a 30 de Abril; e extensão DoNotPay facilita a partilha de contas Netflix sem revelar passwords.

Antes de passarmos às notícias de hoje, não te esqueças de escolher o livro FCA que teremos para oferecer ao longo da semana.

iOS 14 vai ter reconhecimento de escrita com Apple Pencil



Mais de duas décadas após o Apple Newton, a Apple prepara-se para fazer regressar o reconhecimento de escrita com o Apple Pencil, ou pelo menos assim indicam algumas partes que foram apanhadas do próximo iOS 14. Com esta funcionalidade, seria possível escrever directamente com o Apple Pencil em qualquer campo de introdução de texto, que seria convertido automaticamente.

São muitas as novidades que o iOS 14 tem revelado, e que vão de coisas como o sleep tracking no Apple Watch; apps de exercício físico integradas; AirTags com bateria substituível; suporte para múltiplos estilos de voz sintetizada; mensagens temporárias e eliminação de mensagens já enviadas no iMessage; suporte melhorado para ponteiro do rato e "right-click" no iPad; etc. etc.


Huawei P40 será apresentado online



A Huawei também segue a tendência do momento e, devido ao coronavirus que levou ao cancelamento do MWC e outros eventos, vai optar por apresentar os novos P40 num evento online, a 26 de Março.

Vai ser interessante ver se com todos os cancelamentos de eventos físicos, as marcas passarão a apostar mais em eventos exclusivamente online, que serão bastante mais eficientes e terão custos bastante mais reduzidos. Mas isso será algo que só poderá ser avaliado no próximo ano, quando todos os eventos cancelados tentarem regressar à normalidade.


LG grava jogo de futebol da Premier League em 8K



Enquanto muitas pessoas esperam ainda para ver conteúdos 4K nos seus televisores, a LG dá um pequeno aperitivo do que será dar uso aos ecrãs 8K, gravado o primeiro jogo de futebol da Premier League no formato 8K, para demonstrar as capacidades dos seus televisores OLED e NanoCell 8K.

As imagens foram captadas a partir do jogo do Tottenham, equipa treinada por Mourinho, contra o Burnley, no dia 7 de Dezembro de 2019 que terminou com uma goleada de 5-0 dos Spurs. Foram utilizadas quatro câmaras 8K Red Monstro VV, e o resultado final é um vídeo de 75 segundos que será exibido exclusivamente nas TVs 8K OLED e NanoCell de 2020 da LG no final de Março.

Sabendo que conteúdos 8K nos canais tradicionais será "para esquecer", fico no entanto curioso para ver qual será o primeiro serviço de streaming a avançar com conteúdos em 8K. (Até lá, podemos relembrar a HBO Portugal que bem podia começar a apresentar os seus conteúdos em 4K, ou pelo menos em Full HD com HDR).


Ad-blockers e VPNs recolhiam dados secretamente para a Sensor Tower



A Apple removeu uma série de apps que se apresentavam como ad-blockers e VPNs, mas que estavam a recolher dados secretamente para a empresa Sensor Tower.

Apps como o Adblock Focus e Luna VPN na App Store, e Free and Unlimited VPN, Luna VPN, Mobile Data, e Adblock Focus na Play Store, não faziam qualquer referência ao facto de estarem a recolher dados que eram enviados para a Sensor Tower, proporcionado informação valiosa (como a que no passado o Facebook também recolhia através do serviço de VPN Onavo). Um cenário que volta a relembrar a necessidade de ter bastante cuidado com as apps e serviços que se instalam - e que cada vez mais vão confirmando a velha máxima: quando algo é gratuito... é porque somos nós o produto.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)