2020/03/11

Notícias do dia

Hackers usam Coronavirus para infectar computadores; Google pede a todos os funcionários nos EUA para trabalharem a partir de casa; app anónima Whisper tinha todos os utilizadores expostos na net; Gmail ganha múltiplas assinaturas personalizadas; Oppo Find X2 bate recorde AnTuTu; nas promoções temos um cabo USB-C em ângulo 90º a €2.85; e ainda como alunos na China tentaram escapar a aulas remotas dando "1 estrela" a app.

Antes de passarmos às notícias de hoje, já está seleccionado o livro FCA cujos exemplares teremos para oferecer ao longo da semana, e que desta vez é o Programação em Python.

Novos chips ARM da Amazon podem superar AMD e Intel nos data centers



Nos data centers o critério crítico é a eficiência, e a Amazon parece estar finalmente a atingir o patamar que procurava, com a nova geração dos seus chips ARM Graviton2 a prometer superar os CPUs tradicionais da Intel e AMD em termos de relação custo/desempenho.

O processamento na cloud nestes novos chips passa a ser bastante mais económico do que executá-los nos CPUs do costume, e embora possam haver ainda alguns casos específicos onde os CPUs AMD / Intel sejam mais adequados, sinaliza um ponto de viragem que começa a demonstrar as vantagens dos ARM que têm sido prometidas nos últimos anos.


Equipamentos médicos ligados à internet cada vez em maior risco



O cenário de pesadelo na (falta de) segurança dos equipamentos ligados à internet torna-se ainda mais preocupante no caso de equipamentos médicos que captam ou armazenam imagens dos pacientes. Com o fim do suporte do Windows 7 no início do ano, o número destes equipamentos médicos com sistemas obsoletos, ligados à internet, saltou de 56% para 83%.

Isso faz com que casos de roubos de dados, ou de manipulação de resultados, ou outros, se tornem em cenários de muito maior risco. E sabendo-se o apetite que os ataques de ransomware têm por este tipo de alvos, que não se podem dar ao luxo de perder os dados dos pacientes, parecem ser as condições ideais para cenários bastante complicados nos próximos tempos.


Carris com novos autocarros eléctricos



A Carris investiu em novos automóveis 100% eléctricos, que começaram hoje a circular na carreira 706, entre Santa Apolónia e o Cais do Sodré. Estes autocarros 100% eléctricos, produzidos pelo fabricante nacional Caetano Bus, têm 12 metros de comprimento e capacidade para 71 passageiros (34 lugares sentados, 36 de pé e 1 de Mobilidade Reduzida com rampa elétrica). Têm uma autonomia para 170 km e um tempo de carregamento médio de 5 horas.

Para além do maior conforto de utilização em termos de suavidade de aceleração e silêncio, permitem circular sem emissões poluentes, e ainda apresentam a vantagem adicional da redução significativa em termos de custos de circulação e de manutenção.


Uber revela os objectos mais "perdidos" pelos portugueses



A Uber revelou um relatório dos objectos mais esquecidos pelos clientes, e de onde Portugal se destaca por não fazer parte do top 10 dos países europeus mais esquecidos. Entre os objectos esquecidos com mais frequência temos coisas como: o smartphone, câmaras, headphones, computador portátil, e tablets. Já no que diz respeito a outros pertences são as chaves de casa, carteira, óculos, passaporte, livros e peças de roupa que encabeçam o top de perdidos e achados.

Fazendo uma análise temporal, é à sexta-feira e sábado que os utilizadores portugueses mais se esquecem dos seus pertences. Adicionalmente, à segunda e sexta-feira é quando mais nos esquecemos dos óculos; à terça e quinta-feira dos headphones, à quarta-feira das chaves de casa; e ao sábado e domingo do smartphone.

A Uber relembra que nenhum destes elementos fica verdadeiramente perdido, e que para o recuperar basta:
  • Entrar na app e aceder ao Menu (ícone de três linhas) no canto superior esquerdo
  • Clicar em “As suas Viagens” e seleccionar a viagem em que perdeu o artigo
  • Clicar em “Perdi um Artigo” e “Contactar o Motorista por Causa de um Artigo Perdido”
  • Inserir o número de telemóvel para o qual gostaria de ser contactado (em caso de perda do smartphone, pode adicionar o contacto de um amigo)

Depois disso, o utilizador será contactado pelo motorista e poderá agendar a recolha do artigo perdido. Caso o contacto não seja imediato, o utilizador poderá deixar uma mensagem de voz a descrever o sucedido.


Top 10 de países europeus que mais se esquecem de objectos num Uber:
  1. Itália
  2. Noruega
  3. Espanha
  4. Suécia
  5. Suíça
  6. Finlândia
  7. República Checa
  8. Grécia
  9. Bélgica
  10. Áustria


Coronavirus continua a cancelar eventos - WWDC é o próximo?



O coronavirus (Covid-19) continua a travar a realização de grandes eventos sasonais, e também a feira de jogos E3 2020 e o SXSW foram cancelados, o que aumenta a pressão sobre outros eventos que têm adiado essa decisão, como o festival Coachella e o WWDC da Apple.

O evento da Apple, mesmo estando agendado para o início de Junho, arrisca-se a coincidir ainda com um período problemático nos EUA, e poderá nem sequer ficar dependente da decisão da Apple, já que estão a proibir eventos que agrupem mais de 1000 pessoas na região onde a Apple costuma realizar o evento.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

1 comentário: