2020/03/20

Notícias do dia

NOS limita velocidade de Netflix e YouTube; Netflix vai reduzir qualidade - embora não gaste tantos dados aos operadores como se pensa; HMD apresentou o primeiro Nokia 8.3 com 5G; Huawei P40 e P40 Pro surgem com margens reduzidas; Microsoft revela DirectX 12 Ultimate; e Facebook remodela página principal, desperdiçando espaço nos monitores.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo gadget da semana que desta vez tem um powerbank solar para oferecer.

MS prepara novo Start Menu para o Windows 10



Naquilo que pretende ser mais um passo evolutivo do Windows, a Microsoft partilhou um vídeo que mostra o Windows desde as suas origens, e algumas alterações que irão ser feitas ao Windows 10. Depois da uniformização dos icons que tornou mais difícil a sua identificação visual de relance, a MS vai voltar a apostar em icons das apps bem diferenciados e demarcados, e que serão acompanhados por um Start Menu remodelado que também visa facilitar a identificação mais rápida dos diferentes elementos.

É também possível ver-se aquele que será o sucessor do File Explorer...




MEO, NOS e Vodafone anunciam plano de combate ao Covid-19



Os principais operadores nacionais, MEO, a NOS e Vodafone, revelaram um plano conjunto para minimizar os impactos do coronavirus em Portugal, composto por seis eixos de actuação:
  1. Manter a qualidade de serviço das redes de comunicações
  2. Assegurar a capacidade de rede necessária para funções críticas do Estado
  3. Promover a contenção da expansão do vírus
  4. Alertar para procedimentos antifraude
  5. Contribuir para o incentivo ao teletrabalho nas empresas
  6. Apoiar a comunidade
Antevê-se que a medida seja sinónimo de reforçar o traffic shaping como a NOS tem feito... sem que no entanto seja feita qualquer referência a que reduzissem proporcionalmente a mensalidade em função do serviço reduzido.


Xbox Series X virá sem porta S/PDIF



A Microsoft não é a marca mais associada a abandonar fichas standard, mas é isso que vai acontecer com a próxima Xbox Series X, que se despedirá da ficha de saída áudio óptica S/PDIF. Embora a esmagadora maioria dos utilizadores se limite a usar a ficha HDMI, isto vai impedir que a próxima Xbox se possa tornar no módulo central de um "cinema em casa" - especialmente nos casos em que a ausência desta ficha impedir a utilização de resoluções 4K HDR e som Atmos via HDMI (por exemplo) caso o televisor utilizado não tenha capacidade para tal.

Não será um elemento crítico nem impeditivo para os potenciais compradores... mas poderá obrigar a repensar a forma como serão feitas as ligações áudio para integrar esta consola no sistema AV que se tiver em casa.


Nem o Spotify escapa ao coronavirus



Contrariando aquilo que se pensaria acontecer, o Spotify revela que tem tido uma redução acentuada no número de músicas ouvidas em países europeus devido ao coronavirus. Uma redução que não imaginava que acontecesse, já que esperaria que mesmo em casa as pessoas continuassem a ouvir as músicas que gostam (pelo menos, eu faço parte do grupo que ouve mais música quando está em casa do que quando estou fora de casa).

Mas... talvez seja resultado dos utilizadores que, estando em casa, preferem passar o seu tempo a ver Netflix (mesmo que seja em qualidade reduzida!), ou a jogar, ou noutros serviços (como o Twitch). Ou então, temos sempre a possibilidade do actual clima de medo e desânimo também desincentivar as pessoas de ouvir música...


Scribd disponibiliza todos os conteúdos gratuitos por 30 dias



Juntando-se à onda de solidariedade em torno do coronavirus e às pessoas que permanecem em casa, o Scribd vai disponibilizar o acesso gratuito a todos os seus conteúdos durante 30 dias. Esta plataforma conta com milhões e ebooks, audiobooks, revistas, e mais, sendo um serviço que habitualmente custa 9.99 euros por mês.

Não se deixem assustar pela indicação do preço, pois não se trata de nenhum período gratuito que passa automaticamente a pago no final. Aliás, nem sequer é necessário associar um cartão de crédito ou forma de pagamento. Apenas quem activar expressamente uma conta paga é que começará a ver cobrado o valor após o período gratuito.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)