2020/03/05

Notícias do dia

Google Assistant aprende a ler páginas web; jailbreak de iPhones via Androids já permite correr Android num iPhone 7; Apple abre as portas à publicidade nas notificações; Google passa entrevistas de emprego para o Hangouts em resposta ao coronavirus; iOS prepara recuperação de sistema via cloud; e hackers atacam smartphones via vibração em mesas.

Antes de passarmos às notícias do dia, relembro que temos para oferecer uma pen USB-C BlitzWolf 32GB no nosso passatempo de gadget da semana, participa e partilha. :)

CIA usava password 123ABCdef



O ditado popular "casa de ferreiro, espeto de pau" assenta que nem uma luva no caso que tem estado a analisar a divulgação de informação da CIA que deu origem à polémica WikiLeaks. Durante o processo descobriram-se falhas de segurança surreais para uma entidade que se imaginaria ter mais cuidado com os seus segredos, incluindo a utilização da password 123ABCdef na máquina virtual que continha todas as suas ferramentas de hacking.

Para ajudar, essas e outras passwords, eram também partilhadas por toda a equipa e publicadas na internet do grupo; com estas práticas de segurança a serem frequentemente gozadas e criticadas por diversos membros da equipa nos seus canais de comunicação.

Se a prática se mantiver, é de imaginar que por esta altura já tenha mudado a password... para algo como fedCBA321. :)


Spotify testa assistente "Hey Spotify"



O Spotify está a testar um assistente de voz dedicado na sua app, que responderá aos comandos iniciados através de um "Hey Spotify". Por agora as funcionalidades parecem limitar-se a parar e retomar a reprodução de música, embora se espere que dêem acesso às playlists, pesquisas por artistas e géneros, etc.

A funcionalidade parece um pouco irrelevante considerando que só estará acessível enquanto se tiver a app aberta e activa no smartphone, e ainda mais quando as referidas funções já estão disponíveis através do Google Assistant. Mas, poderá indicar as intenções do Spotify vir a lançar as suas próprias colunas inteligentes no futuro, ou comercializar o seu módulo para automóveis, onde ter tal assistente faria muito mais sentido.


App Coeso facilita marcação de consultas de oftalmologia



Sabendo-se a importância de manter a saúde ocular, há a partir de agora uma app que pretende facilitar a marcação gratuita de consultas de oftalmologia, servindo também para descobrir o oftalmologista mais perto de nós.

A app Coeso é o resultado de mais de um ano de desenvolvimento e implementação entre os médicos da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia, e que fica agora acessível a toda a população portuguesa. E para assegurar total confiança aos utilizadores, está também incluído um apoio telefónico gratuito que auxilia na marcação e confirmação das consultas agendadas.


Primeiro Nokia 5G acompanha o mais recente James Bond "No Time To Die"


Em Tomorrow Never Dies (1997) vimos o então 007 da altura (Pierce Brosnan) controlar remotamente o seu BMW através de um smartphone Ericsson. No próximo No Time To Die o destaque nos smartphone caberá à Nokia, que aproveitará para mostrar o seu primeiro smartphone 5G.



Infelizmente, devido ao coronovirus, nem os filmes escapam. Devido ao receio dos maus resultados devido ao encerramento de cinemas nalguns países / regiões mais afectadas, a estreia do filme foi adiada de Abril para Novembro. No entanto, os novos smartphones Nokia continuam a ter apresentação marcada para 19 de Março em Londres.


Super-computador El Capitan vai usar CPUs e GPUs AMD



A HPE vai criar um novo super-computador que promete envergonhar todos os super-computadores actuais, e foi a AMD a escolhida para fornecer os CPUs e GPUs para esta super-máquina. O El Capitan deverá superar os 2 exaflops, sendo 10x mais rápido que o mais poderoso super-computador actual e, para melhor dar uma ideia da sua potência, mais poderoso que os 200(!) melhores super-computadores da actualidade combinados.

Este computador deverá ficar operacional em 2023, ficando ao serviço do Department of Energy (DOE), National Nuclear Security Administration (NNSA) e Lawrence Livermore National Laboratory (LLNL) dos EUA.

Um exaflop corresponde a um trilião (dos nossos) de cálculos por segundo. Sendo que, se quisessem contar até esse valor dizendo um número por segundo, demorariam somente 31.7 mil milhões de anos, ou aproximadamente 7x a idade do nosso Sol. :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)