2020/06/17

Notícias do dia

Google adiciona Meet à app do Gmail; Basecamp revela Hey - um email renovado mas que está a entrar em conflito com a sede da Apple pelas comissões; análise ao TCL 10 Pro; a Nintendo desafia-nos a saltar à corda com a Switch; nas promoções temos a Xiaomi Redmi TV soundbar a €61; o robot Spot da Boston Dynamics já está à venda; e o Fantastical 3.1 chega com suporte para links de videoconferência e calendários ajustados para quem fica em casa.

Antes das notícias do dia, não te esqueças de participar no passatempo gadget da semana, que desta vez te pode valer uns earphones Bluetooth Xiaomi Redmi Airdots S.

Google vai actualizar imagens do Street View em Portugal



Milhões de portugueses vão ter nova oportunidade para ficarem imortalizados no Street View, já que a Google vai proceder à actualização de imagens em Portugal ao longo do segundo semestre de 2020. A Google anunciou que irá recolher novas imagens 360º do Street View em Portugal de modo a manter actualizado o Google Maps, renovando imagens existentes assim como fotografar regiões e locais turísticos ainda não abrangidos em recolhas anteriores.

A Google tem um site que indica em que zonas os carros do Street View irão circular e em que datas, mas que por agora se limita a dizer genericamente que andarão por todo o país entre Junho e Dezembro de 2020 - o que não é de grande ajuda para quem quiser preparar algo "especial" para ficar registado.


Fairphone 2 de 2015 recebe Android 9



A Fairphone, que se procura destacar dos demais fabricantes criando smartphones sustentáveis, mostra que o seu compromisso se mantém. O Fairphone 2, de 2015, lançado com Android 5(!) e um Snapdragon 801, acaba de receber o Android 9 (ainda em fase beta), relembrando que os smartphones podem ter uma vida bastante mais prolongada do que aquela que os fabricantes têm habituado o mercado.

Especialmente nos modelos mais recentes, não há nenhum motivo para que sejam abandonados ao fim de apenas um ou dois anos, como acontece à maioria deles. Sendo que muitos deles poderiam manter-se funcionais por muito mais tempo, se continuassem a receber as indispensáveis actualizações de segurança para não colocarem os utilizadores em risco.


Asus ROG Phone 3 com SD865 e 16GB de RAM



A Asus tem feito todos os esforços para que os seus ROG Phone sejam os smartphones mais poderosos no momento em que são lançados, e parece que a tradição vai continuar com o próximo ROG Phone 3. Segundo os últimos rumores, para além de contar com um obrigatório Snapdragon 865, vai também ter versões com 16GB de RAM.

Embora não seja indicado, é também de esperar que o ecrã suporte frequências de 120Hz, havendo ainda a esperança que a Asus possa supreender nesta área com um refresh rate ainda mais elevado (144Hz talvez?). Infelizmente, há outro elemento que poderá ser considerado uma desilusão: parece que a Asus vai despedir-se da ficha de headphones de 3.5mm, obrigando os utilizadores a usar dongles ou sujeitarem-se a earphones / headphones Bluetooth, que tantas vezes sofrem de problemas de latência em jogos.


Google vai exigir logins com confirmação no smartphone a partir de 7 de Julho



Para reforçar a segurança, a Google vai activar o processo de validação 2-step do login nas contas através do smartphone a partir de 7 de Julho. Este método será activado para quem ainda não tiver outros métodos alternativos já escolhidos (como chaves de segurança física), e faz surgir no smartphone uma notificação a perguntar se é realmente o utilizador que está a fazer login, quando o tenta fazer num computador ou outro equipamento.

O sistema de validação pela notificação é considerado mais seguro do que a utilização dos SMS, e é precisamente isso que a Google espera conseguir promover ao utilizá-lo como método base de validação adicional.


Android 11 vai contar com autenticação automática para apps



Frustrados com a necessidade de se re-autenticarem em todas as apps quando trocam para um smartphone novo? Com o Android 11 isso pode tornar-se uma coisa do passado graças ao novo sistema de gestão de contas, que permite que o sistema possa guardar de forma segura a autenticação dos utilizadores para outras apps.

É um sistema idêntico ao que existe no iOS (keychain), e que permitirá que a autenticação das apps passe a integrar os backups e assim ser transferida para um novo smartphone - para além de acabar com aquelas dúvidas sobre se fizemos autenticação via Google, Facebook, ou usando email e password para determinada app ou serviço.




Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Publicar um comentário (problemas a comentar?)

[pub]