2020/06/23

Notícias do dia

A Apple já deu inicio ao WWDC 2020 em versão digital "covid", com destaque para a apresentação do iOS 14 (com curiosidades como o toques na traseira do iPhone) e a oficialização da transição dos Macs para os seus CPUs ARM; também já temos confirmação que o serviço Disney+ chega a Portugal a 15 de Setembro por €6.99; a app Hey chega à App Store usando um pequeno subterfúgio; e ainda o caso das Finanças dos EUA usarem dados de localização de smartphones para tentarem encontrar suspeitos.

Antes de passarmos às notícias, temos novo gadget da semana para oferecer: uns earphones BlitzWolf Airaux AA-HE2 com cabo e ficha de 3.5mm.

OnePlus anuncia nova gama "Lite Z" mais económica



Tendo escutado os pedidos dos fãs, a OnePlus reconheceu que os seus actuais modelos têm preços que os deixam fora do alcance de muitas pessoas, e desde logo revelou as intenções de lançar modelos mais económicos. Um compromisso que oficializado com a revelação de que está para chegar uma nova série de modelos OnePlus com preços mais acessíveis.

Por agora a marca ainda não avança com detalhes concretos quando ao que aí vem, dizendo apenas que fará o lançamento na Europa e na Índia, e que estes modelos mais económicos continuarão a proporcionar uma experiência com o nível de qualidade que se espera de um OnePlus. Olhando-se para os smartphones Xiaomi e Oppo na gama dos 300 euros, sabemos que se podem fazer excelentes coisas... portanto, a bola fica do lado da OnePlus para nos mostrar se ainda se lembra das suas origens.


Supercomputador japonês Fugaku é o mais rápido do mundo



O Japão passa para a liderança na tabela dos super-computadores mais potentes, com o seu Fugaku a conseguir processar 2.8x mais cálculos por segundo que o anterior campeão, um supercomputador da IBM em Oak Ridge. Curiosamente, e de forma idêntica a outra tendência do momento, este super-computador trocou os tradicionais CPUs da Intel e AMD por CPUs ARM. Mais um marco auspicioso para os chips ARM nos anos vindouros.

Na lista dos super-computadores mais potentes do mundo, a China continua a estar à frente com 226 sistemas no top 500, seguido dos EUA com 114 sistemas.


Microsoft encerra Mixer e alia-se ao Facebook Gaming



Num anúncio completamente inesperado, a MS revelou que vai encerrar o seu serviço de streaming de jogos Mixer - e em vez disso passar a usar o Facebook Gaming. É uma grande reviravolta, considerando que ainda recentemente tinham feito mega-investimentos para atrair algumas das grandes vedetas do streaming para a plataforma, pago 30 milhões pelo Ninja, e 10 milhões pelo Shroud.

A única explicação é que nem mesmo com estas vedetas os resultados estavam a ser os esperados, o que nos leva para a segunda parte da questão, de abandonarem em favor do Facebook Gaming - uma plataforma que, nesta altura, também não é a que tem melhor relação com o público nem inspiradora de grande confiança (mais valia terem ido para o YouTube Gaming se estavam tão desesperados). Numa altura em que se contam os meses para a chegada da próxima geração Xbox, a MS fica desfalcada a nível de streaming de jogos...


China completa rede de satélites GPS Beidou



Após duas décadas, a China completa a sua rede de satélites de posicionamento global Beidou, que funciona como alternativa ao GPS norte-americano. Tendo sido criada como forma de não ficar dependente da "boa vontade" norte-americana (que, como o caso da Huawei demonstra, pode mudar de um momento para o outro), a rede é constituída por 30 satélites e passa a oferecer uma cobertura global.

A rede começou a ser desenvolvida nos anos 90, tendo começado operações no ano 2000, na altura com cobertura geográfica mais limitada.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

2 comentários:

  1. A xbox não ficou desfalcada, sempre foi possível fazer stream para o twitch

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Desfalcada por deixar de ter serviço próprio, que até há poucos dias estava a ser promovido em força, e no qual tinham investido todos aqueles milhões nas vedetas... :)

      Eliminar