2020/07/15

Notícias do dia

Um terço dos portugueses aceitaria ser monitorizado pelo Governo nas redes sociais; Chrome 84 chega com cookies bloqueados em modo incógnito para maior privacidade; Apple paga $950M à Samsung por falhar compra de ecrãs OLED; Outlook para Android ganha leitura de emails por voz; Apple lança vídeo divertido sobre as dificuldades de trabalhar a partir de casa; e Corsair iCue Nexus adiciona um mini touchscreen a qualquer teclado ou PC.

Antes de passarmos às notícias do dia, participa no nosso passatempo gadget da semana que desta vez está a oferecer um receptor Bluetooth BlitzWolf BW-BR1.

Apple livra-se de multa de €13 mil milhões na Europa



A primeira ronda na batalha pelos supostos benefícios fiscais ilegais da Irlanda à Apple foi favorável à empresa norte-americana, com o recurso a determinar que a Apple não terá que pagar a multa de 13 mil milhões de euros. O tribunal determinou que não ficou demonstrado que a Apple tivesse qualquer tipo de tratamento preferencial (pagando impostos de apenas 0.005% em 2014).

A comissão Europeia poderá recorrer desta decisão e levar o caso para o Tribunal de Justiça, se achar que tem argumentos para inverter o resultado, sendo que nesse caso essa será a decisão final definitiva.


Reino Unido proíbe equipamento Huawei no final do ano



Depois de inicialmente o ter optado por uma posição moderada face à Huawei, o Reino Unido muda de atitude e passa a alinhar pelas regras dos EUA, proibindo a utilização de equipamento Huawei nas infraestruturas de comunicações (5G) já a partir do final deste ano, e a exigir a remoção de todo o material já instalado até 2027.

Continua por demonstrar como e quais são os riscos de utilização de equipamento Huawei face ao de qualquer outro fabricante, o que até ao momento apenas serve para dar credibilidade à teoria de que tudo isto não passa de uma manobra unicamente baseada em questões políticas, como forma de pressionar o governo chinês.


Graphcore lança novo chip A.I. com 900MB de RAM



A Graphcore pode ser um nome desconhecido da maioria das pessoas, mas está a fazer-se notar no segmento da computação de inteligência artificial. O seu segundo chip GC200 é fabricado com tecnologia de 7nm e conta com 59.4 mil milhões de transístores, superando os chips da Nvidia, e permitindo a criação de sistemas compactos com 1 petaflop.

A empresa diz ainda que se podem combinar até 64 mil destes chips para criar um super-computador de processamento paralelo, capaz de atingir 16 exaflops e suportar petabytes de memória (cada chip tem 900MB de memória integrada).


Sony aumenta produção da PS5



Mesmo em período de incerteza económica devido ao Covid-19, a Sony acredita que os consumidores não irão resistir à futura PS5 e aumentou a produção do stock inicial para lançamento em 50% (de 6 para 9 milhões).

Neste momento já se sabe praticamente tudo o que há para saber sobre a PS5 com excepção de um pequeno mas importante elemento: o preço. Neste momento acredita-se que tanto a Sony como a MS irão posicionar as suas novas consolas abaixo do patamar dos 500 euros, mas há sempre a possibilidade de ambas seguirem a tendência dos smartphones topo de gama e aumentarem os preços para valores superiores.

Por agora esse será o segredo mais bem guardado, e seguramente estarão ambas à espera de saber o preço da consola "concorrente" para garantir que o seu preço será idêntico.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)