2020/07/21

Notícias do dia

Passwords roubadas ao Ministério da Saúde revelam que eram guardadas de forma insegura; AccuWeather ganha previsão minuto a minuto para fazer frente ao Dark Sky; Voicemod Clips chega ao Android e iOS; SpaceX reutiliza um Falcon 9 em tempo recorde; LG repara TVs OLED com problema de aquecimento; novo aparelho anti-5G é apenas uma caixa com LED e tubo a enfeitar.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixem de participar no passatempo que vos pode valer uns earphones BT BlitzWolf Airaux AA-UM1.

Veículos autónomos escolhem a via mais fácil das auto-estradas



As empresas de veículos autónomos parecem estar finalmente a focar-se naquilo que deveriam ter feito desde sempre. Em vez de procurarem criar sistemas capazes de lidar com toda a infinita complexidade e caos da circulação em estradas locais e citadinas, estão a focar-se na condução autónoma bastante mais simples para lidar com a circulação em auto-estrada.

Criar um táxi autónomo capaz de circular no caos citadino é algo que poderá custar centenas de milhões de dólares e nunca dar garantia absoluta de poder ser feito sem assistência humana. Por outro lado, a circulação em auto-estrada é algo imensamente mais simples, e que beneficiará imediatamente todo o tipo de transportes rodoviários, de mercadorias e de passageiros.

Esperemos que também a legislação comece por aqui, permitindo que veículos possam manter-se em modo "autónomo" durante muito mais tempo que o actual, quando circulam em troços que sejam marcados como auto-estradas seguras para condução autónoma.


Adobe contrata o "pai" da câmara dos Pixel para criar app



A Adobe contratou Marc Levoy, o cérebro por trás das capacidades das câmaras dos Pixel, para criar uma app universal que leve as capacidades da fotografia computacional a todas as pessoas e smartphones.

Marc foi responsável pela criação dos célebres modos Night Sight e HDR+, que fazem "magia" com aquilo que um único sensor de câmara pode ver, apostando em sistemas que são capazes de combinar múltiplas exposições para obter imagens impressionantes em condições que, tradicionalmente, não permitiram captar imagens em condições.


China ameaça fechar portas à Nokia e Ericsson



Com o Reino Unido a seguir as directrizes dos EUA e a inverter a sua posição anterior, proibindo a utilização de equipamento 5G da Huawei, a China relembra que também pode retaliar de forma idêntica, ameaçando um bloqueio aos equipamentos de empresas como a Nokia e Ericsson caso mais países europeus comecem a bloquear os produtos da Huawei.

Por este andar, um destes dias teremos cada país a utilizar apenas produtos que sejam concebidos e produzidos no próprio território...


GitHub guarda backup de 21TB no Árctico para a posteridade



Se têm código guardado no GitHub, podem dormir descansados sabendo que, em caso de qualquer tipo de catástrofe global, o vosso código e todo os demais repositórios públicos alojados no GitHub, estarão preservados em segurança num contentor no fundo de uma antiga mina de carvão no Árctico.

São 21TB de dados, registados em 186 bobinas de película piqlFilm, criada especificamente para efeitos de preservação de dados por longos períodos, e que supostamente garante que os dados sobrevivem por mais de 1000 anos. Alguém que crie um lembrete para 3020, para comprovar se realmente os dados ainda estão legíveis. :)


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)