2020/08/20

Notícias do dia

Cloud mostra fraquezas com o serviço do Spotify a cortar músicas e Gmail e outros serviços da Google a também sofrerem problemas; Oculus obriga a conta Facebook a partir de Outubro; Huawei promete manter actualizações Android apesar do bloqueio dos EUA; nas promoções temos um power bank BlitzWolf BW-P10 10000mAh com Qi a €16; e grupo anti-vacinas processa Facebook acusando-o de censura.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixem de participar no passatempo gadget da semana que vos pode valer uns earphones BlitzWolf BW-ES4.

Os fenómenos do novo Flight Simulator



Já está disponível o novo Flight Simulator da MS, com um mundo mais realista que nunca; mas lá pelo meio descobrem-se também alguns fenómenos curiosos que têm dado origem a uma verdadeira "caça ao tesouro" para os descobrir.



Tal como anteriormente aconteceu em serviços como o Google Maps e Apple Maps, a conversão de fotos aéreas para modelos 3D nem sempre funciona da forma esperada, e por vezes pode dar origem a coisas estranhas. No Flight Simulator isso tem dado origem a coisas como estruturas que se elevam para os céus; ou estádios e palácios que são convertidos em blocos de apartamentos. Embora por vezes isso também se possa dever a não estarem a receber os dados actualizados da cloud e a usarem os modelos menos detalhados.

Seja como for, é mais um jogo que está acessível via Game Pass da Microsoft, o que só por si já justifica a adesão ao serviço.


A negociação da Universidade da Califórnia durante ataque de ransomware



Podendo servir de alerta para todos, temos os curiosos registos das negociações feitas pela Universidade da Califórnia com os atacantes que a infectaram com ransomware e roubaram gigabytes de dados.

As tentativas de pagar apenas algumas centenas de milhares de dólares foram prontamente refutadas pelo representante dos atacantes, que se apressaram a referir que se tratava de uma entidade que lidava com orçamento anual multi-milionário, e ameaçaram que a divulgação dos dados dos alunos online causaria um prejuízo bastante superior. Mas ultimamente, após dias de negociação e com o apelo que a universidade estava empenhada a procurar uma vacina para o Covid-19, lá chegaram a acordo. A universidade acabou por pagar um valor de 1.14 milhões de dólares.


Apple chega aos $2 biliões de valor de mercado



Apenas dois anos após se ter tornado na primeira empresa norte-americana a atingir um valor de mercado de 1 bilião de dólares (1 "trilião" norte-americano), a Apple duplica o feito atingindo os 2 biliões.

A Apple não é a primeira empresa a ter atingido este valor - a Saudi Aramco já o tinha conseguido em Dezembro de 2019 - mas é a primeira e única empresa tecnológica a fazê-lo até ao momento, e potencialmente com caminho livre para prosseguir para valores ainda mais astronómicos... A não ser que os iminentes casos sobre a App Store e comissões venham a revelar-se um entrave aos seus planos e expectativas.


App do Weather Channel vai continuar a vender dados dos utilizadores



A maioria dos utilizadores não desconfiará que uma app de meteorologia como a  app Weather Channel precise de aceder à sua localização; o que provavelmente não saberá é que pelo menos neste caso esses dados iriam ser vendidos a terceiros. O caso seguiu para os tribunais e termina agora num acordo, em grande parte devido ao facto da app agora pertencer à IBM, que não deseja arrastar o assunto.

Só que o desfecho não irá agradar aos fãs da privacidade, já que a app continuará a recolher e vender os dados de localização dos utilizadores. A diferença é que se compromete a informá-los disso de forma mais visível, em vez de ficar escondido algures no meio das 10 mil palavras dos termos e condições.

Bem... podem sempre recorrer a outra app - e esperar que essa não venda os dados.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)