2020/08/25

Notícias do dia

Samsung Find My Mobile ganha modo offline; iPhone 12 Pro pode ficar sem 120Hz por falta de componentes; o Pixel 5 vai ser mais lento que o Pixel 4 (e usar a câmara do Pixel 2) baralhando ainda mais os consumidores; o vidro Victus do Galaxy Note 20 Ultra portou-se bem face ao Gorilla Glass 6 do iPhone 11 Pro; smartphone low-cost Tecno W2 vinha com malware pré-instalado; e ainda mais um momento nostálgico, relembrando que o Windows 95 faz 25 anos - um quarto de século!

Antes de passarmos às notícias do dia, não te esqueças de participar no nosso passatempo gadget da semana que te pode valer um candeeiro LED de mesa BlitzWolf BW-LT16.

Samsung poupou no cobre nos Galaxy Note 20 e agora aquecem demasiado?



Depois dos Galaxy Buds que não conseguem funcionar ao sol devido a aquecimento excessivo, a Samsung volta a enfrentar problemas de aquecimento, mas desta vez no seu mais recente topo de gama, o Galaxy Note 20 Ultra.

Em vez do habitual conjunto de cobre e heatpipes utilizado pela Samsung para manter as temperaturas controladas nos seus smartphones topo de gama, a maioria dos Galaxy Note 20 Ultra parece estar equipado com uma simples película de grafite que não tem a mesma eficácia, resultando em smartphones que aquecem em demasia, podendo atingir quase 50ºC após alguns minutos em processamento intensivo (como gravar o vídeo 8K que a Samsung tanto promove). A juntar ao mistério, há alguns videos que mostram alguns Galaxy Note 20 Ultra com o dito conjunto de cobre e heatpipes - pelo que, há que esperar por esclarecimentos por parte da Samsung quanto a esta lotaria de se poder receber um smartphone que aquece mais ou aquece menos.


iRobot melhora inteligência dos Roomba



Depois de reconhecerem as divisões da casa, a iRobot quer dar inteligência adicional aos seus robots de limpeza para que se aproximem mais daquilo que os utilizadores desejam fazer. Em vez de simplesmente se poder dizer a um roomba para limpar a sala ou o quarto, vai ser possível ser ainda mais explícito e dizer coisas como: limpa por baixo da mesa, ou limpa à frente do sofá.

O sistema de mapeamento será capaz de reconhecer mobiliários e outros elementos que permitam a criação de zonas de limpeza mais localizadas; assim como estabelecer zonas de "não-limpeza" que deverão manter-se intocadas pelos robots para evitarem complicações (como zonas com alimentos para animais, ou outros elementos que não lidariam bem com os empurrões e escovas rotativas a alta velocidade).


Amazon lança Room Decorator em realidade aumentada



Ainda estamos muito longe das promessas dos mundos virtuais da realidade aumentada (continuamos à espera de óculos práticos, eficazes e económicos), mas a Amazon já se vai preparando para isso. Depois de ter lançado uma ferramenta que permitia ver uma peça de mobiliário em realidade aumentada nas nossas casas, a Amazon avança com um novo Room Decorator que já permite visualizar uma alteração mais completa em nossa casa, suportando a colocação de múltiplas peças de mobiliário em realidade aumentada.

Será também possível guardar essas imagens de realidade aumentada para que possam ser revistas em qualquer local, mesmo quando se está fora de casa. Mas por agora, é algo que ainda está disponível de forma limitada para alguns utilizadores, sendo necessário que a Amazon faça chegar este novo Room Decorator a todos.


Epic consegue manter Unreal Engine na App Store



A Epic conseguiu uma vitória parcial na luta contra a Apple, ao conseguir impedir que a Apple lhe aplicasse o bloqueio completo que afectaria também o Unreal Engine utilizado por milhares de developers. Os tribunais decidiram que essa era uma medida excessiva e inaceitável por parte da Apple, que afectaria um número alargado de pessoas que não tem nada a ver com esta luta entre Epic e Apple.

Já no que diz respeito ao Fortnite, a juíza teve opinião contrária, dizendo que esse é um sarilho em que a Epic deliberadamente se meteu, e que por isso a Apple terá agido em conformidade ao retirá-la da App Store. No entanto, este é apenas um pré-aquecimento para a verdadeira batalha nos tribunais, e onde todas essas questões irão ser minuciosamente combatidas até às últimas consequências, e que está agendada para o final de Setembro.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)