2020/08/27

Notícias do dia

Facebook queixa-se das medidas anti-tracking do iOS 14; Amazon Drive fecha as portas aos NAS; Sony abre pré-registo para compra da PS5; iPhone 12 Pro Max revela opção para 120Hz; dicas para o iOS 14; Nvidia Shield TV 8.2 chega com upscale AI melhorado; e Chromium está a gerar biliões de pedidos DNS desnecessários.

Antes de passarmos às notícias do dia, não te esqueças de participar no nosso passatempo gadget da semana que te pode valer um candeeiro LED de mesa BlitzWolf BW-LT16 - e que o nosso meeting mensal é já este sábado, ainda em edição limitada a 10 pessoas por conta das medidas de prevenção do Covid-19.

Amazon lança bracelete de tracking Halo e app com scan corporal 3D



A Amazon quer saber ainda mais sobre os seus clientes, e para isso avança com uma bracelete de tracking chamada Halo. É uma bracelete que vai custar $99 - um preço algo estranho, considerando que se trata de uma bracelete que nem sequer tem um ecrã ou qualquer tipo de display - e que ainda por cima tem as funcionalidades avançadas associadas a um serviço de subscrição com mensalidade de $3.99 (e não, não é algo que fique incluído no serviço Amazon Prime).


Uma das características curiosas - mas também potencialmente preocupantes - é que a app que a acompanha pode fazer um scan 3D do corpo para avaliar a gordura corporal, captando quatro fotos da pessoa (frente, lados, trás). É algo interessante, não fosse a tal preocupação com o tipo de dados que isto irá dar à Amazon; que com esta informação até poderá começar a apresentar roupa "por medida" para cada utilizador ou, numa vertente mais distópica, inferir potenciais problemas de saúde e usar essa informação para coisas como seguros, estudos farmacêuticos, e sabe-se lá que mais.


Xiaomi Mi 10T Pro vem com câmara de 108MP



Depois dos excelentes resultados com as câmaras do Mi 10 Ultra, a Xiaomi continua a pressionar nesta área com a instalação de uma mega-câmara de 108MP no seu Mi 10T Pro. Uma câmara que conta com um sensor e objectiva que se destacam do restante grupo de câmaras que completam o conjunto de câmaras triplas. Já o modelo Mi 10T normal deverá ficar-se por um conjunto com câmara principal de 64MP.

Estes smartphones deverão recorrer ao Snapdragon 865 e 865+, com 8GB+ de RAM, e usar um ecrã LCD a 144Hz - e por causa disso recorrendo a um sensor de impressões digitais lateral.


Google Maps remodela lugares guardados



A Google remodelou a secção de lugares guardados no Google Maps para o tornar mais atractivo e incentivar a sua utilização. Para isso, passam a ser apresentados em formato de carrossel de cartões com imagens, para um reconhecimento visual mais imediato, e também dando acesso aos lugares guardados mais próximos da nossa localização actual, e também com acesso ao histórico para facilitar a identificação de locais onde já se esteve anteriormente.

Tendo em conta os acontecimentos do momento, não se pode evitar que isto tenha sido feito com o propósito subjacente de fazer com que mais utilizadores se sintam incentivados a activar o histórico de localizações ou, no mínimo, que dêem mais uso aos locais guardados e, implicitamente, dando à Google mais informação sobre os seus locais favoritos.


Fortnite no iOS fica isolado do resto do mundo



Devido à guerra entre a Epic e Apple, a nova season do Fortnite chega hoje a todos os jogadores excepto aos que jogarem em iOS ou macOS. Apesar de ter sido removido da App Store, os jogadores com iOS continuam a poder jogar Fornite no caso de já o terem instalado, mas não podem receber esta actualização. Também por causa disso, deixem de poder jogar com jogadores noutras plataformas, como acontecia até agora.

O caso deverá chegar aos tribunais no final do próximo mês; até lá os jogadores em iOS terão que se resignar a serem usados como forma de pressão / danos colaterais neste batalha pela abertura da App Store e acesso ao iOS.


Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)