2020/09/16

Notícias do dia

Tribunal de Justiça da UE diz que Zero Rating viola neutralidade da net; a Apple apresentou novos Apple Watch 6 e SE, e iPad Air e iPad 8th gen (e o iOS 14 já está disponível); cartão Vodafone bankintercard devolve 10% da factura mensal; Apple One agrupa os múltiplos serviços da Apple numa subscrição; e a LG já apresentou oficialmente o seu LG Wing com ecrã duplo rotativo.

Antes de passarmos às notícias do dia, não deixes de participar no novo passatempo gadget da semana, que tem para te oferecer uns Xiaomi Redmi Airdots 2; e ainda vais a tempo de poderes apanhar exemplares do livro "Desenvolvimento avançado para a Web" da FCA.


Google Drive vai começar a apagar o lixo em Outubro


Pode ter passado despercebido à maioria dos utilizadores, mas os documentos eliminados no Google Drive ficavam no "lixo" sem qualquer limite de validade, significando que por lá ainda poderão encontrar coisas que eliminaram há anos. No entanto, isto vai mudar a partir de 13 de Outubro, com o Google Drive a começar a fazer a eliminação automática do que estiver no lixo passados 30 dias.

A Google irá começar a notificar os utilizadores desta alteração no final deste mês, mas é de imaginar que a maioria dos utilizadores assumisse que isso já estava a ser feito. Para aqueles que até podiam dar uso continuado a ficheiros antigos que existiam no lixo, terão que rever as suas práticas antes de verem esses documentos serem mesmo eliminados.


IBM promete computador quântico de 1000 qubits para 2023



A computação quântico continua a ser algo que desafia a lógica da maioria das pessoas, com os seus qubits a não se limitarem a guardar um estado binário 0 ou 1 mas a poderem também ter um estado que simultaneamente é 0 e 1. Ainda assim, a aposta nesta tecnologia continua, e a IBM diz que espera ter uma máquina com 1000 qubits em 2023.

Actualmente,  o seu processador quântico mais poderoso tem apenas 65 qubits, mas que irá quase duplicar isso no próximo ano com o lançamento de um processador de 127 qubits, seguido de um com 433 qubits em 2022. Pode ser que até lá também já se tenha arranjado forma de explicar a computação quântica de forma simples e prática para todos. :)


Razer deixou dados de clientes expostos



Durante cerca de um mês, a Razer deixou expostos dados de mais de 100 mil clientes, incluindo os seus nomes, emails, telefones, moradas, e produtos que compraram. Também não terá ajudado que tenham demorado cerca de três semanas a dar resposta ao investigador de segurança que descobriu este erro e os tentou alertar.

Eventualmente lá o fizeram e corrigiram o erro, mas relembrando que não foram expostos dados dos cartões de crédito ou formas de pagamento. Ainda assim, se lá tiverem comprado algo, reforcem as precauções caso recebam emails que falam referência a produtos que possam ter comprado, e que sejam emails de phishing que estejam a tirar partido dessa informação para enganar as potenciais vítimas.


Apple promove Apple Watch como "salvador de vidas"


A Apple há muito que tem apostado no Apple Watch como dispositivo para monitorizar sinais de saúde e alertar os utilizadores, e na apresentação dos novos Apple Watch 6 fê-lo novamente, com um vídeo de pessoas que podem dever a vida a esses alertas.

Em período de ressurgimento do Covid-19, e com uma população nos países ocidentais cada vez mais envelhecida, este é um argumento que se pode tornar bastante eficaz na promoção dos Apple Watch.





Curtas do dia


Resumo da madrugada

Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)