2020/10/16

Notícias do dia

Netflix vai deixar de oferecer 30 dias gratuitos; Google avança com Google Chat gratuito para suceder ao Hangouts; já está disponível em Portugal o Tesla Model 3 actualizado; Sony revela interface da PS5; nas promoções temos o portátil Chuwi AeroBook a €323, e um carregador wireless BlitzWolf BW-FWC7 a €15; Google deixa pesquisar músicas cantaroladas; e OnePlus 8T vem sem bloatware do Facebook.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo gadget da semana, que desta vez te poderá valer um smartwatch NO.1 DT36; e está também a decorrer o fundo de gadgets para o iPhone 12.

App Store vai deixar encomendar apps com 6 meses de antecedência


A Apple parece estar satisfeita com os resultados da "pré-compra" de apps iOS estreada na App Store em 2017, e vai agora aumentar o período para 180 dias.Diz a Apple que é uma forma dos developers poderem dar a conhecer a sua app aos utilizadores durante mais tempo, enquanto a estão a desenvolver, e de facilitar a vida aos utilizadores, que poderão ficar com a app assim que for lançada, recebendo uma notificação de que já está disponível.

São argumentos válidos, mas não posso deixar de ficar com a sensação de que, cada vez mais, esta "mania" das pré-compras apenas vai incentivando que mais pessoas comprem coisas que não sabem realmente como vão ser - e no caso de jogos e apps, isso será um risco ainda maior (basta ver a quantidade de jogos que são lançados inacabados, e que depois passam meses a tentar corrigir problemas, acabando por só ficarem "como deviam ser" muito depois (e isto nos casos em que não são simplesmente abandonados ou ficam como estão).


Uber Green chega a mais cidades


A Uber continua a apostar nas viagens sem emissões, e depois de ter estreado o serviço Uber Green em Portugal em 2016, exclusivamente com veículos elécticos, expande esta modalidade a mais cidades portuguesas.

A partir de agora, o Uber Green passa a estar disponível também em Braga, Aveiro, Coimbra e Algarve, para além das demais cidades onde já estava disponível (Porto e Lisboa). O preço é o mesmo que o das viagens normais UberX.


Sony remove compras de jogos da PlayStation Store na web e mobile


A loja online PlayStation Store vai deixar de disponibilizar jogos e outros conteúdos na sua versão web e mobile, fazendo com que os jogos PS3, PSP e Vita só possam ser comprados directamente a partir da PlayStore nas consolas.

É um retrocesso infeliz e contra-corrente, numa altura em que o que se deseja é poder fazer "tudo" a partir de qualquer dispositivo (incluindo jogar remotamente jogos da consola a partir de um smartphone ou tablet). Frequentemente "comprava" os jogos oferecidos mensalmente no PS Plus a partir da web, para não ter que ligar a consola e sujeitar-me a mais umas dezenas de gigabytes de actualizações; e embora até pudesse aceitar (mesmo não concordando) com a sua remoção da web, não há qualquer desculpa possível para que isso desapareça da app mobile. Esperemos que a Sony depressa reveja e corrija esta sua decisão. (Actualização: Afinal os jogos PS4 mantêm-se, embora desapareçam as apps, temas e avatars, assim como a lista de desejos.)

Google Sheets mais inteligente a auto-preenchar células


As folhas de cálculo existem para nos simplificar a vida, e o Google Sheets passa a ter uma nova funcionalidade que promete fazê-lo para ainda mais pessoas. Com o Smart Fill o Google Sheets poderá reconhecer aquilo que o utilizador quer fazer, e sugerir o preenchimento automático das restantes células em função disso.

Por exemplo, se tivermos uma coluna com moradas completas, e começamos a preencher uma célula ao lado apenas com o código postal tirado dessa morada, o Google Sheets poderá extrair os códigos postais de todas as restantes linhas a colocá-las nas células correspondentes; ou o mesmo para quem pretende separar um nome completo em primeiro e último nome, e muitos outros casos.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


2 comentários:

  1. Carlos, uma correcção, a PlayStation Store vai retirar das lojas Web e Mobile apenas a venda de jogos das consolas antigas(PS3, PSP e Vita), e não da PS4, que tal como os da a futura PS5 vão continuar disponíveis para compra por essas vias:
    https://www.engadget.com/playstation-store-stop-selling-ps3-ps-vita-games-052153617.html?guccounter=1

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tinha sido induzido em erro pelo "You also won’t be able to purchase apps, themes and avatars on mobile and the web anymore, even for the PS4."

      Eliminar