2020/11/10

Notícias do dia

Google Photos põe utilizadores a trabalhar de borla a treinar reconhecimento de fotos; NOS aluga salas de cinema por €120 para até 20 pessoas; iPhone 12 Mini sofre com bateria reduzida; Huawei vai vender Honor para tentar escapar às restrições dos EUA; Tesla reconhece problema de memória eMMC e oferece garantia prolongada; e um terço dos Android ainda está no Android 7 ou mais antigo.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo que te pode valer sensores de temperatura e humidade Xiaomi.

Apps iOS a caminho dos Macs ARM

A Apple está prestes a revelar o primeiro lote de MacBooks com CPUs ARM (ver notícia mais abaixo), e com isso entrar numa nova era. Uma das coisas mais imediatas é a de que os Macs poderão ter acesso directo às apps iOS da App Store (se os developers deixarem), e isso significa que a Apple terá uma plataforma unificada que vai desde os smartphones, aos tablets, aos portáteis, aos computadores de secretária, e também aos smartwatches (Apple Watch) e caixas TV (Apple TV).

Era aquilo que a MS tentou fazer com o Windows Phone (mas não conseguindo), e que a longo prazo poderá mesmo poder vir a tornar-se uma ameaça para o Windows. No entanto, veremos que tal os planos da Apple poderão ter que ser ajustados por virtude dos processos que decorrem, e que poderão acabar por forçá-la a ter que abrir o acesso à plataforma sem se ser obrigado a passar pela App Store.


Chrome aumenta segurança ao clicar em links para novas páginas

O Chrome vai juntar-se ao Safari e aplica restrições especiais quando se clica em links que abrem novas tabs no browser. Quando uma página web especifica que um determina link deverá ser aberto numa nova página e não na actual, a nova página tem a capacidade de poder manipular a página original, potencialmente redireccionando-a para sites maliciosos. Para evitar isso, está a ser proposto que as páginas abertas desta forma não tenham capacidade de manipular a página original.

A Apple já adicionou isso ao Safari, e agora o mesmo foi feito com o Chrome - por agora na sua versão Canary. É esperado que chegue à versão pública com o Chrome 88 que será lançado em Janeiro de 2021.


Vivo, Claro, TIM e Oi fazem roaming gratuito no Amapá

No Brasil vive-se uma situação complicada no estado do Amapá, que está sem electricidade há dias após um incêndio na sua principal estação de energia. Com o combustível também a escassear para manter os geradores a funcionar e garantir serviços mínimos, as operadoras de telecomunicações decidiram unir esforços e vão disponibilizar roaming gratuito entre elas.

Ou seja, os clientes de qualquer operadora poderão usar a rede de qualquer outra operadora, sem pagarem "roaming". Pode ser que este cenário de calamidade possa ajudar a relembrar que também as empresas poderiam beneficiar em se ajudarem mutuamente, em vez de se comportarem como inimigas mortais. Mas... tratando-se de empresas de telecomunicações, não tenho grande esperança nisso, e tudo deverá voltar à triste (a)normalidade assim que a rede eléctrica for reposta.


Evento Apple One More Thing

É já daqui a poucas horas que a Apple vai apresentar novo evento - "One More Thing" - que deverá ser dedicado à apresentação dos primeiros Macs com CPUs ARM, conforme antecipado pelo WWDC em Junho.

Isto será um potencial momento de viragem com implicações para toda a indústria. Se estes novos Macs ARM superarem os demais computadores com CPUs Intel (como se espera) em termos de desempenho e eficiência, todo o mercado será pressionado a seguir caminho idêntico, e isso poderia colocar a Intel numa posição equivalente à da Nokia no período de lançamento dos iPhones.



Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)