2020/11/24

Notícias do dia

Elon Musk ultrapassa Gates e torna-se no segundo mais rico do mundo; como se comporta o MacBook com M1 com 8GB vs 16GB de RAM; Google Assistant aprende a agendar lâmpadas e outros equipamentos; Porsche Taycan bate recorde com derrapagem de 42 km; nas promoções temos o Monitor 4K curvo Samsung U32R592 a €279.99; e as Extensões do Chrome passam a ter que dizer que dados usam.

Antes de passarmos às notícias de hoje, temos novo passatempo que te pode valer um powerbank Anker PowerCore 20100 mAh.

Correcções automáticas erradas desesperam professores e alunos

O sonho dos professores não terem que se preocupar a corrigir testes manualmente, pode acabar por se tornar num pesadelo. É isso que tem acontecido nos EUA, onde o recurso ao ensino à distância devido ao Covid-19 fez aumentar a utilização de sistemas de correcção automática de testes... e que nem sempre funcionam como era suposto, acabando por fazer com que os professores percam inúmeras horas a corrigirem as "correcções".

Há casos verdadeiramente ridículos, em que a simples troca de uma letra maiúscula por minúscula, ou vice-versa, sinalizam a resposta como estando errada. E mais preocupante será o caso de todos os "erros" errados que potencialmente possam passar despercebidos e acabem por penalizar injustamente os alunos.


Intel encerra estúdio da captura AR/VR

A Intel não só se tem preocupar com o M1 da Apple, como também parece não ser capaz de acompanhar os tempos noutras áreas como a realidade virtual e realidade aumentada. A empresa encerrou o seu Intel Studios, um avançado palco com hemisfério de captura de imagem para VR e AR, dizendo que tal se deve às condições de mercado (e bem sabemos como o sector do cinema tem estado este ano devido ao Covid-19).

É certo que sim, mas suspeito que também tenha a ver com o facto desta tecnologia estar cada vez mais acessível para todos, dispensando a necessidade de recorrer a um palco especializado; ou melhor dizendo, sendo relativamente fácil que até estúdios de média dimensão criem os seus próprios sistemas de captura - sendo que a última tendência tem sido a de utilizar ecrãs para mostrar os cenários em vez dos habituais ecrãs verdes, com todas as vantagens que isso traz em termos de simular os reflexos correctamente, etc.


OnePlus vai transmitir concerto panorâmico 360º

Mesmo a propósito da notícia anterior, eis que a OnePlus vai transmitir um concerto em formato panorâmico 360º, usando um hemisfério de captura com 50 smartphones OnePlus, que permitirão que os espectadores possam ver o concerto de qualquer posição que desejem.

Por agora a OnePlus está a pedir à comunidade de fãs que dê sugestões para o nome e para a data, mas o mesmo irá ser transmitido em livestream gratuitamente para todos os que o quiserem ver.


Amazon apanhada a espiar funcionários e activistas

Documentos internos da Amazon revelaram um programa de secreto de vigilância, que a empresa utiliza para monitorizar os seus funcionários, e também grupos de activistas e sindicatos, que considere poderem interferir com a sua actividade.

Por um lado, talvez se possa considerar natural que uma empresa com valor de $1.5 biliões (dos nossos - os "triliões" norte-americanos) necessite estar a par de todas as movimentações que possam por em causa o seu funcionamento, e lucro; por outro lado, não deixa de ser mais uma triste validação que vai afastando a esperança de ter ter mega-corporações com consciência e com funcionários que se sintam orgulhosos de lá trabalhar, em vez de serem tratados de forma a que sejam vistos como ameaças que têm que ser continuamente monitorizadas pela própria empresa.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


Sem comentários:

Enviar um comentário (problemas a comentar?)