2021/02/04

Notícias do dia

Tesla promete Model Y na Europa em Junho / Julho - e Elon Musk não recomenda comprar Teslas em fase produção acelerada para reduzir risco de problemas de montagem; TikTok desencoraja partilha de vídeos "duvidosos"; Instagram ganha 30 dias de protecção para publicações eliminadas; nas promoções temos o Poco X3 NFC a €165; e o Google Assistant deixa de controlar alguns smart devices e relembra-nos porque nunca devemos depender da cloud para controlar a nossa casa.

Antes de passarmos às notícias do dia, participa no nosso passatempo do gadget da semana que desta vez te pode valer um cubo de tomadas múltiplas com USB, e sendo início do mês é também o momento perfeito para aderires ao nosso Clube AadM+ que dá acesso a prendas exclusivas mensais.

Automóvel da Apple não terá lugar para condutor

Com as negociações da Apple a parecerem estar bem encaminhadas com a Kia, vão surgindo mais informações sobre as intenções da Apple para o seu futuro automóvel, com um ponto chave a destacar-se. Diz quem supostamente tem conhecimento dos planos, que o carro da Apple será criado de raiz para não ter condutor.

A Apple aposta desde logo num carro 100% autónomo, e potencialmente direccionando o seu veículo para fazer serviço de táxi autónomo (ao estilo da Waymo), ou de fazer entregas. Uma aposta que parece eliminar, pelo menos numa primeira fase, a possibilidade de ser um carro destinado a ser vendido ao público; e que tentará passar por cima da fase de transição que a Tesla tem seguido, prometendo aos donos dos seus automóveis que poderão fazer dinheiro mandando o seu carro trabalhar de forma autónoma.


iPhone 13 com objectiva f/1.8 na câmara ultrawide

O iPhone 13 poderá não ter grandes alterações a nível dos sensores das câmaras face ao iPhone 12, mas a Apple prepara-se para melhor outro aspecto crítico que dará vantagem à câmara ultrawide em situações de baixa luminosidade: uma nova objectiva com abertura f/1.8 que permite que mais luz chegue ao sensor.

Nos iPhone 12 a câmara ultrawide está equipada com uma objectiva f/2.4 5P (com 5 elementos), mas um dos fornecedores de objectivas da Apple parece ter conseguido fazer grandes avanços e tem uma nova objectiva 6P ou até mesmo 7P com abertura f/1.8. Isto permitiria aos iPhone 13 ter uma câmara ultrawide menos penalizada face às demais câmaras, que já contam com objectivas f/1.6 e f/2.0.


Android TV copia interface do Google TV no Chromecast

Há que reconhecer que a uniformidade entre plataformas e serviços nunca foi um dos pontos fortes da Google, mas agora parece estar a tentar manter as coisas mais idênticas no Android TV, aplicando-lhe o interface já em uso no Google TV no Chomecast. Este novo interface abandona os icons gigantes que podiam ficar bem num smartphone mas ficam completamente desproporcionais no ecrã de um televisor, e segue a tendência da maioria das apps de streaming, apresentando várias linhas com conteúdos que podem deslizar horizontalmente para se ver o que por lá está disponível.

Será uma actualização bem recebida pela maioria dos utilizadores de Android TV, mas a actualização começará por ser feita nos EUA, Austrália, Canadá, Alemanha e França, com os restantes países a terem que aguardar mais algumas semanas até que chegue a sua vez.


Apple indigna developers com crédito de $200 pela devolução do kit DTK de $500

Para que os developers pudessem ir preparando os seus programas para trabalharem nos Apple M1, a Apple disponibilizou um Mac Mini de desenvolvimento (DTK) equipado com um chip A12Z do iPad Pro, cobrando $500 a quem o quisesse usar. Agora, está a pedir aos developers que o devolvam, antes de sequer ter passado um ano, e tudo o que lhes dá em troca são $200 de crédito para a compra de um Mac Mini M1 que começa nos $700.

Como se pode imaginar, muitos developers estão profundamente desagradados com a atitude da Apple, sendo que por conta de bugs e outros problemas, o tempo efectivo de utilização dos DTK se reduziu a 3 ou 4 meses - isto sem contar os que tiveram problemas e que passaram meses à espera que a Apple os substituísse.


Actualização: A Apple mostrou-se receptiva às reclamações e aumentou o valor para os $500.


Curtas do dia


Resumo da madrugada


2 comentários: